4 características de um fariseu digital

Geralmente um fariseu digital é um tipo de "desigrejado"

Renato Vargens - 28/01/2019 10h14


A internet e as as redes sociais têm sido ferramentas especiais na divulgação e propagação do evangelho e da sã doutrina. É inegável o fato de que milhares de pessoas em todo Brasil têm sido abençoadas através dos textos, reflexões, áudios, vídeos, pregações e estudos bíblicos que glorificam a Deus. Contudo, juntamente com isso, tornou-se perceptível o crescimento de um grupo de pessoas extremamente críticas, as quais se encaixam naquilo que denomino de fariseus digitais.

Pensando nisso, resolvi escrever quatro características fundamentais de um fariseu digital:

1. Geralmente um fariseu digital é um tipo de “desigrejado”. Ele diz que ama o Noivo, mas demonstra odiar a Noiva, sempre destilando palavras “mal-ditas” à Igreja, falando contra pastores, bem como das doutrinas das quais ele diverge. Esse tipo de pessoa, geralmente não frequenta uma igreja local, é insubmisso, avarento, e intratável em seus relacionamentos interpessoais.

2. Um fariseu digital é aquele que se considera mais sábio e melhor do que os outros, ainda que não tenha lido livros suficientes, e nem tampouco vivido o suficiente. Um fariseu digital acredita que sempre tem uma palavra melhor, considerando-se assim um “expert” em assuntos que nunca dominou.

3. Um fariseu digital costuma ser arrogante, soberbo e prepotente em suas colocações e afirmações teológicas, sempre tratando os outros com ar de superioridade.

4. Um fariseu digital briga e discute por qualquer coisa. Na verdade, um fariseu digital é um individuo brigão que, encastelado em seu PC, age quixotescamente, acreditando ser o único sobrevivente de uma igreja pura e cristã.

Pense nisso!

Renato Vargens é pastor sênior da Igreja Cristã da Aliança em Niterói, no Rio de Janeiro e conferencista. Pregou o evangelho em países da América do Sul, do Norte, Caribe, África e Europa. Tem 24 livros publicados em língua portuguesa e um em língua espanhola. É também colunista e articulista de revistas, jornais e diversos sites protestantes.

Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo