Leia também:
X Opinião Fábio Guimarães: Inversão de valores e a segurança jurídica!

Opinião Pr. Lucas: Um fenômeno atual: o “desigrejado”

Até pouco tempo existia um êxodo denominacional. Ou seja, pessoas que saíam de suas denominações para outra. Agora as pessoas estão saindo das denominações para serem independentes

Pr. Lucas - 09/04/2018 17h55

Olá, meu querido leitor do Pleno.News, muito obrigado por prestigiar meus artigos! Hoje quero conversar sobre o fenômeno dos “desigrejados”.

Meu texto, hoje, se parece mais com um esboço de sermão do que com um artigo informativo. E, por que fiz isso?

Porque quero dar aqui referências, mostrar como a Igreja instituição é um assunto antigo. Quero mostrar a importância da Igreja e de suas institucionalizações como corpo eclesiástico e também dar bases bíblicas para aqueles que estejam pensando em se “desigrejar”.

Até pouco tempo existia um êxodo denominacional. Ou seja, pessoas que saíam de suas denominações para outra denominação. Agora, as pessoas estão saindo das denominações para serem independentes.

É importante mencionar que, as causas principais desse fenômeno, têm sido a ganância, a arrogância, o poder e principalmente a perda de propósito que a Igreja vem sofrendo nas últimas décadas. Porém, essa perda de propósito não tem origem no coletivo e sim, nos indivíduos.

A Igreja de Cristo ainda está sendo guardada em muitos lugares. Não podemos medir o Evangelho somente pelas instituições que perderam seu propósito, pois ainda há pessoas sérias, igrejas honestas e pastores que pastoreiam.

Bom, mas vamos logo falar sobre esse fenômeno dos “desigrejados”.

O que é um “desigrejado”?
É alguém que se cansou da igreja e acha que pode viver o Evangelho sem a Igreja instituição.

E quais são os argumentos do “desigrejado”?
Os argumentos são vários. Mas vou exemplificar com alguns:

“Eu sou a Igreja”. Para isso ele afirma: “Não sabeis vos que sou templo do espírito?” (I Coríntios 3:16).

“Igreja não é parede e instituição”. E ele também diz: “O Senhor não habita em templos feitos pelas mãos de homem”. (Atos 17:24).

“Jesus é o bom pastor. Não precisamos de líderes espirituais”. Ele recita: “Eu sou o bom pastor” (João 10:11).

(Só quero observar aqui que as ovelhas desse pastor tem curral, que é a igreja local).

Resumindo:
Um “desigrejado” é um cristão que segue as práticas cristãs, na sua vida diária. Mas que, por decisão, não se relaciona mais com nenhum tipo de Igreja institucional.

Muito bom! Então fechem as igrejas, parem as faculdades de Teologia, pois não precisamos mais de pastores! Também derrubem as salinhas das crianças, parem as fábricas de CD gospel, fechem as editoras, fechem as associações cristãs! Ah, e parem de enviar missionários aos países onde o Evangelho é proibido, porque certamente algum “desigrejado” vai botar a mão no bolso, financiar sua própria passagem e vai lá pregar aos extremistas!

Sendo assim, que cada pessoa se vire!

É exatamente isso que os “desigrejados” pensam. Pois, eles têm razões coerentes para quererem sair das instituições, mas a Bíblia apresenta fundamentos sólidos sobre a importância da coletividade.

Vamos tentar equilibrar isso?

Deixe-me explicar porque Deus fez uma instituição chamada Igreja.

Bíblia
Depois do pecado, a humanidade se perdeu. Deus ia destruir tudo… Mas, Ele criou uma espécie de Igreja chamada Arca. Podemos encontrar essa história em Gênesis 6.

Muitos anos após o dilúvio, Deus chamou Abraão. Naquele tempo já existiam religiões pagãs, a família de Abraão cultuava deuses pagãos, mas Abraão ouviu o Deus verdadeiro (Gênesis 12). “Então, Josué disse a todo o povo: ‘Assim diz o Senhor, Deus de Israel: dalém do rio, antigamente, habitaram vossos pais, Terá, pai de Abraão e pai de Naor, e serviram a outros deuses'” (Josué 24:2).

Anos mais tarde, Jacó, neto de Abraão, unge uma pedra e a chama de Betel, que significa Casa de Deus! (Gênesis 28:19).

Os descendentes de Jacó, que passou a se chamar Israel, passaram 400 anos no Egito, como escravos, construindo templos de deuses pagãos para faraó. Deus os liberta da servidão e, estabelece um Tabernáculo (Êxodo 25).

Nos anos seguintes, Deus cria uma instituição chamada tribo de Levi, que deveria cuidar dos rituais, da Palavra, da adoração e do louvor no Tabernáculo Dele (Números 1:49).

Depois do Tabernáculo, Davi estabelece o Templo e seu filho Salomão o constrói. Em I Crônicas 17, Deus explica que morou em uma tenda de renda durante muito tempo.

Em função da inconstância dos reis israelitas em servir ao Senhor e muitas guerras, a Babilônia acaba destruindo o Templo. Os livros de Esdras e Neemias contam essa história e também a restauração do Templo e dos muros da cidade de Jerusalém.

Em Amós 9:11 encontramos um texto que nos diz que Deus quer, no futuro, reedificar a instituição que foi derrubada!

Também é interessante lembrar que na época do profeta Samuel a arca foi colocada no templo do deus Dagon, ou seja uma instituição pagã (I Samuel 5). Sansão destruiu os filisteus no templo de Dagon (Juízes 16).

Então, pergunto: Se havia templos das nações pagãs, porque não haveria um templo judeu?

Então, Deus, através do seu povo, no Antigo Testamento estabelece o que os “desigrejados” odeiam: instituição, templo físico, sacerdotes, levitas, corpo ministerial etc…

Logo, os “desigrejados” vão dizer:

“Mas isso é algo da Velha Aliança. No Novo Testamento, no tempo da Graça, é diferente!”.

Quer ver que não é?

  • “Minha casa será chamada casa de oração”. E todos os dias, Jesus ensinava no templo (Lc 19:46).
  • Pedro, Tiago e João iam orar no Templo (Atos 3).
  • A primeira vez que os discípulos foram chamados de cristãos eles estavam em uma igreja local (Atos 11:26).
  • Elegeram anciões na Igreja, instituíram cargos eclesiásticos (Atos 14:23).
  • Elegeram diáconos na Igreja (Atos 7) .
  • A irmã Febe servia na igreja de Concreia (Romanos 16:1).
  • O ensino deve acontecer em cada igreja (I Coríntios 4:17).
  • A galera se junta na igreja, os irmãos têm seu melhor momento de união na igreja (I Coríntios 11:18).
  • Nesta passagem encontramos detalhados os cargos e funções que Deus pôs na Igreja (I Coríntios 12:28).
  • Há alguém doente? Chame os presbíteros da igreja (Tiago 5:14).

Portanto, se Jesus ia à igreja, por que os “desigrejados” não querem ir?

Exemplo prático:
Uma família: pai mãe e filhos. Eles são uma família (são também uma Igreja de pedras vivas). Mas eles moram, comem, dormem, assistem TV em uma casa física (Igreja instituição). Aí, eles dizem: “Não precisamos de casa para sermos uma família!”. O que, em parte, é uma verdade. Então, essa família pode dizer: “Vamos vagar pelo mundo! Comemos por aí… Dormimos por aí… Assistimos TV nos botecos, tomamos banho nos rios, e assim por diante…”

Embora a família não seja feita por tijolos mas sim por pessoas, pergunto: essa família vai subsistir sem casa? Se subsistir, como viverão?

Assim somos nós! A igreja é formada por pessoas. A Igreja não são seus tijolos. A Igreja não é um CNPJ. Porém, a Instituição dá à Igreja os elementos fundamentais para a sobrevivência dela aqui nesta terra!

Então… Se você é alguém que se ofendeu com a Igreja instituição, reveja, conheça outras instituições, porque o Evangelho não funciona no EU SOZINHO. O Evangelho só funciona no NÓS!

Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje (Mateus 6:9-11).

Ou seja, coletividade e comunhão!

Jesus não ficou sozinho, nem se desligou da sua Igreja judaica, na época. Pelo contrário, Ele até ficou bravo porque a galera estava transformando a Igreja do Pai Dele em comércio.

Pense nisso!

Pastor Lucas nasceu em Santa Vitória, em Minas Gerais. Sua carreira de compositor começou em 2011. Há quatro anos como cantor, lançou três CDs. Congrega na Comunidade Evangélica Vida no Altar, em São Paulo. É casado com Thaisa Rahmé e pai de Gabriel e Samuel.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.