Leia também:
X Opinião Fábio Guimarães: O aumento das tarifas dos Correios virou guerra judicial!

Opinião Pr. Lucas: O dia em que o diabo falou a verdade

O diabo é perigoso com suas mentiras, mas ele é ainda mais nocivo quando está apoiado na verdade

Pr. Lucas - 12/03/2018 11h30

Meu querido leitor do Pleno.News, quero agradecer por você me prestigiar lendo meus artigos. Mas hoje, eu quero denunciar uma cilada terrível de Satanás, na qual, eu creio que a maioria das pessoas já caiu.

Este, pra mim, é o artigo mais forte que já escrevi. E peço, por favor, que você o leia até o fim!

Quero começar alertando para algo que talvez você nunca tenha percebido. O diabo é perigoso com suas mentiras, mas ele é ainda mais nocivo quando está apoiado na verdade. E, o pior estrago que o diabo já fez no mundo, foi no dia em que ele falou a verdade.

Neste texto, você vai entender que a grande arma de Satanás não foi mentir, mas manipular a verdade. E, mais, eu creio que essa seja a grande arma usada por ele, nessa geração!

Quero que você observe como Satanás conduz o ser humano ao pecado, embasado na verdade.

“Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: ‘É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?’. E disse a mulher à serpente: ‘Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais’. Então, a serpente disse à mulher: ‘Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal'” (Gênesis 3:1-5).

Perceba que, no verso 1, a serpente faz uma pergunta com um toque de indução: “Foi assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim!”. Traduzindo: “Deus falou alguma coisa, tipo: você não pode fazer nada que tudo é pecado?”. Aí, Eva responde: “Não! Podemos fazer muita coisa, mas…”

Era exatamente esse “mas” que a serpente queria provocar com sua pergunta.

Veja, primeiro a serpente levou Eva a pensar em um Deus extremo nas Suas proibições. A serpente induziu Eva a pensar no máximo de proibições que Deus poderia fazer. Quando ela assume a resposta, Eva realmente incorpora uma ideia de Deus que não condizia com a realidade.

Vamos ver o limite de Deus e o limite que Eva interpretou: “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: ‘De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:16,17).

Vamos analisar as afirmações de Deus.

Primeira afirmação: Coma livremente! Primeiro, Deus revela Sua bondade em permitir a você ser e realizar. O limite Ele dá na segunda afirmação.

Segunda afirmação:
Não coma apenas de uma árvore. Se você comer, a consequência será a morte! Em outras palavras: “Só estou proibindo você de comer dessa árvore, porque ela mata. Se não matasse, se não fizesse mal, não proibiria”. Ora, Deus pôs limite apenas onde Ele percebeu que o homem se machucaria!

Pegue esta frase para você:

O limite de Deus começa onde aquilo que lhe machuca se inicia.

Esse é o caráter de Deus!

Agora vamos ver como Eva interpreta. “E disse a mulher à serpente: ‘Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais'” (Gênesis 3:2,3).

Você se lembra que eu disse que a serpente induziu Eva a olhar para Deus com um olhar de extrema privação? Ou seja, a serpente manipulou o caráter de Deus!

O caráter de Deus, meu amigo, é aquilo que já lhe mostrei nos parágrafos anteriores. Ele é bondade, amor e provisão! A única proibição que Ele faz é para proteger o homem que ama! Se a árvore não matasse, ela não seria proibida. Isso quer dizer que se o pecado não trouxesse consequências ruins para você, Deus nem tocaria nesse assunto.

Mas quando a serpente faz Eva olhar para Deus, ela manipula com sua fala o caráter de Deus. A prova é que Eva amplia os limites da proibição. Assim, a mulher reflete a maneira como ela está, naquele momento, interpretando o caráter de Deus. A verdade é que Deus disse: “Não coma”. Mas Eva disse que Deus disse: “Não coma, nem toque”.

Olha como uma bobeira mudou a maneira como Eva enxergava Deus. É fácil perceber que até aqui a serpente não mentiu, ela só manipulou a verdade!

A Bíblia diz: “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira…”(Romanos 1:25).

A serpente fez Eva ver a proibição. A serpente fez, com uma colocação, Eva esquecer do: “Coma de tudo” e fez ela pensar no: “Não coma”. Foi exatamente aí, que as coisas desequilibraram. Mas, calma… o pior vem já, já!

Se prepare, porque aqui vem o golpe final! Olhe o que a serpente vai afirmar para Eva que trará a ela um certo conforto para pecar. A serpente disse: “Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal” (Gênesis 3:5). A serpente disse isso para que Eva comesse do fruto. Mas Deus já havia dito: “Então, disse o Senhor Deus: ‘Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente'” (Gênesis 3:22).

Isto é, após fazer Eva olhar para Deus não como um Pai bondoso, mas como um senhor proibidor, a serpente dá o golpe final aplicando uma verdade em um terreno contaminado pela dúvida!

A serpente diz: “Deus só proibiu você de comer porque Ele sabe que se você comer, será igual a Ele!”.

Verdade ou mentira? Verdade!

Deus confirmou isso no em Gênesis 3:22 “o homem se tornou como um de nós”.

Opa, opa, opa! O diabo disse a verdade!!! Mas ele só plantou a verdade quando o terreno do coração de Eva já estava manipulado. Observe o que ele fez: a serpente fez Eva olhar para Deus como alguém que a privava do “bom da vida”. E, por último, disse que esse Deus que não a deixava curtir a vida, tinha medo de que ela fosse como Ele.

Então, se Eva comeu, a razão principal, é porque ela viu a possibilidade de ser como Deus. Ou, de fazer Deus ser como ela. O certo é que de alguma maneira, em seu pensamento, ambos ficariam no mesmo nível.

Então, me escute com atenção!

Houve uma geração em que tudo era pecado. A astuta serpente nos fez olhar para a igreja, para a vida cristã, como a expressão máxima do: Tudo é pecado! Tudo é “NÃO COMA!”. A estratégia era para que quando descobríssemos que algumas coisas não eram “aquele pecaaado”, perdêssemos o equilíbrio e fôssemos para o extremo oposto.

Isso foi há pouco tempo. Então, de um Deus que não deixava a gente nem jogar bola, agora cremos em um Deus que concorda com o divórcio. Ou seja, novamente, a serpente fez pequenos ajustes que nos fizeram mexer com a maneira como vemos o caráter de Deus.

Na geração passada, a serpente nos fez olhar para Deus como um proibidor. Um pai impossível de se agradar. Um senhor insaciável, que nunca estava feliz conosco. Tudo o que dissemos que era pecado, dissemos baseados em textos bíblicos! Fizemos as pessoas terem dificuldades para se relacionar com Deus, fizemos as pessoas terem medo de Deus. Nós, cristãos, O colocamos a uma distância inacessível! E, por enxergá-lo assim, aumentamos ainda mais os limites no nosso profundo cuidado em não violar os limites desse Deus punidor. Até que a serpente deu seu golpe final! Pois, na mesma Bíblia que pautamos nossas proibições, começamos a encontrar uma hermenêutica para nos permitir “tudo”.

Hoje, essa geração, a nossa, comeu do fruto, e acha que está no mesmo nível. Alguns acham que são como Deus, outros acham que Deus é como eles. Pior, criamos um ÍDOLO e não um Deus. É como se Deus existisse apenas para fazer nossas vontades, Deus não tem mais princípios, nem vontade própria, nem caráter! Cada um subiu ao nível de idealizar seu próprio Deus. Pior, tornamos Deus nosso servo!!!

E pasme!!! Tudo isso apoiado em certas verdades. Sementes de verdade plantadas em terras corrompidas.

“Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Pelo que também Deus os entregou às concupiscências, de seus corações, à imundície, para desonrarem seus corpos entre si; pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém” (Romanos 1:21-25).

Pense nisso, meu amigo, e tenha cuidado!

Pastor Lucas nasceu em Santa Vitória, em Minas Gerais. Sua carreira de compositor começou em 2011. Há quatro anos como cantor, lançou três CDs. Congrega na Comunidade Evangélica Vida no Altar, em São Paulo. É casado com Thaisa Rahmé e pai de Gabriel e Samuel.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.