Leia também:
X Opinião Russell Shedd: Busque glória, honra e imortalidade

Opinião Pr. Lucas: Mimimi na internet. Quem está doente? A internet ou os internautas?

A internet deu voz aos sábios e aos tolos; ela nivelou a sabedoria e a ignorância no mesmo site, ou arroba, ou nas hashtags

Pr. Lucas - 19/03/2018 10h15

Meu querido leitor do Pleno.News, muito obrigado por dedicar um pouco do seu tempo para ler este artigo. Eu sempre escrevo com muito carinho e peço a Deus para que eu possa de alguma maneira, mesmo que pequena, acrescentar alguma coisa boa a sua vida! Obrigado mesmo, pelo prestígio!

Hoje, vou ousar uma santa brincadeira aqui, ok? Imagine se no tempo de Jesus já existisse internet. E todos estivessem conectados por meio do Instagram, Facebook, Twitter etc…? Vamos fazer algumas conjecturas aqui… continue imaginando e pense que na timeline você veria uma foto de Jesus sentado à mesa com pessoas indignas. (Não vou me arriscar a classificar os perfis pra não gerar polêmica nem mimimi, mas se você ler a Bíblia vai saber ao que me refiro).

Então, embaixo da foto viriam os comentários:
@fariseu_soudocontra: Como esse sujeito pode dizer que é filho de Deus e ir nesse jantar ridículo? Minha mãe já me dizia: “me diga com quem tu andas que direi quem tu és”. Depois, eu que sou a raça de víbora!

Mais um comentário:

@farisaismogospel33: Sempre imaginei o filho de Deus no céu, cercado por anjos, mas eu juro… nunca imaginei Jesus jantando com essas pessoas!

Pois é, meu povo… foi exatamente isso que os fariseus da época comentaram.

“E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Porque come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?” (Mateus 9:11).

Vamos tentar outra santa simulação? Imagine comigo como seriam as postagens de Paulo.

@paulo_apostolo: “E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós” (I Tessalonicenses 5: 12,13).

Então, os seguidores de Paulo comentariam:

@eusouaigreja: Quem esse Paulo acha que é? Honra só a Deus, meu amigo, @paulo_apostolo. Jeremias 17:5 diz que maldito é o homem que confia no homem! Esses pastores que querem ser estimados, acham que são deuses, você tá igual a esse pregador famoso aí o tal de @apolo_pregador Aff!!! #ultimosdias

@pedro_apostolo: calma, querido @eusouaigreja. Eu sei que meu irmão @paulo_apostolo fala difícil, mas cuidado para não distorcer a Palavra (II Pedro 3:5).

@soudeapolo: Ei, @eusouaigreja, o que você faz na Obra do Senhor? Só fica aqui criticando tudo o que os apóstolos falam, como se você fizesse alguma coisa! Limpe sua boca antes de falar do meu pregador favorito, @apolo_pregador, vá orar, irmão, em vez de ficar aqui (I Co 3:5).

Consegue perceber? Nem Jesus, nem Paulo, nem ninguém escaparia dos internautas teólogos, filósofos, donos de toda a “verdade”, se naquele tempo eles estivessem nas redes.

E hoje? Ah… hoje a internet deu voz aos sábios e aos tolos; ela nivelou a sabedoria e a ignorância no mesmo site, ou arroba, ou nas hashtags. Captou?

Confesso que tenho observado o mimimi da internet e que também tenho aprendido algumas coisas com ele.

Como toda situação, podemos encontrar dois lados para a mesma moeda. De uma lado, há as pessoas que, como eu, decidiram se expor na internet. Eu, por minha fé e missão no Reino; outras por ideologias, ou por prazer, ou por fama e outros tantos motivos. Então, uma vez que nos abrimos na internet, ganhamos adeptos, fãs, seguidores e também opositores, perseguidores, criticadores, debatedores e observadores. É preciso entender os bônus e os ônus disso tudo.

E hoje digo com toda sinceridade, que não posso representar todos os grupos que estão na internet; nem tenho esse direito; mas quero falar em nome de cantores, artistas, cristãos, pais, maridos, filhos, pastores, cidadãos, pregadores do Evangelho, leitores da Bíblia e outros grupos que são sinônimos desses e estão se expondo na web.

A verdade é, meu querido irmão, que precisamos parar de nos ofender, de criticar o que não conhecemos de perto, de discutir doutrinas, de expor os irmãos. Quando fazemos isso, só estamos desconstruindo tudo pelo qual Jesus morreu! Cada assunto tem seu lugar certo para ser debatido. Mas parece que as pessoas estão cegas, querendo cada qual expor sua opinião e pronto. O que vejo é que na tentativa de se ser sábio e expositor da fé, as pessoas acabam apenas ampliando a ignorância.

É absolutamente possível conviver com quem não concordo. Não necessariamente é preciso atacar aquele ou aquilo que não está de acordo com o que penso. Pense: a discussão só é sábia quando os debatedores estão prontos para convencer e também abertos a serem convencidos, aí cabe à verdade convencer a mentira! Perceba que se dois convictos, não abertos a um novo pensamento, estiverem discutindo, isso é algo absurdamente tolo! O motivo é porque nessa briga, ninguém vai ganhar, pelo contrário, ambos sairão como perdedores desse embate.

Admito que já dei respostas desnecessárias na internet! E hoje percebo que uma colocação tola não merece uma resposta sábia. Na verdade, é uma ofensa à sabedoria descer ao nível da tolice.

“Não fales aos ouvidos do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras” (Provérbios 23:9).

“Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que creem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens. Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o. Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado” (Tito 3:8-11).

Então, hoje, quero pedir aos meus irmãos mais maduros, que tenham paciência com essas crianças que sempre querem medir forças. Por favor, sejamos pacientes! Sejamos modelos de amor! Muitas dessas tolices, de muitos internautas, estão ligadas a uma ausência de cuidado, admoestação, paternidade, falta de propósito, falta de incentivo, enfim… são tantas coisas ruins acontecendo na vida de muita gente, e aí, essas pessoas só têm a internet para descontar as feridas que fizeram neles. Muitas vezes o ferir se torna um instinto de defesa para pessoas feridas. Consegue entender o que digo?

Na real, a internet não discerne a mentira da verdade, o certo do errado, o tolo do sábio, ela aceita a tudo e a todos! E isso é nocivo à sociedade, porque os formadores de opinião podem falar o que querem, apoiados na mentira que quiserem e outros aprenderão e duplicarão tais mentiras. Agora, se de um lado estamos nós, o que nos expomos, do outro lado existem aqueles que se alimentam das nossas brechas, das nossas contradições. Eu já disse e torno a repetir:

Eu não sou perfeito. Pode ser que o que entendo hoje, seja ampliado amanhã. E aí, vou precisar refazer minhas falas e colocações. Portanto, concluo que a única verdade inabalável é a Palavra de Deus! Mas a maneira como a interpretamos pode não ser perfeita. Mas que o Senhor nos dê graça para não nos desviarmos da verdade!

Então, dentro de nossos contextos precisamos defender a verdade, discutir a verdade! Mas, infelizmente, na internet, só ampliamos a discórdia e desordenamos o Reino de Deus!

Deixe-me falar abertamente e tomar uma situação como exemplo. Imagine um batista, um pentecostal e um neopentecostal expondo suas interpretações. Seria algo mais ou menos assim:

O pentecostal é aquele que acredita nas manifestações do Espírito Santo como, línguas, profecias, poder, unção! Para o pentecostal, culto bom é aquele que tem muito Aleluia! Glória! Muito barulho e muita adoração no espírito.

O batista é aquele que acredita na pessoa do Espírito Santo, não vive sem ele, mas dá ênfase à revelação da Palavra, em um culto brando onde haja muito entendimento da Palavra.

(Não que o pentecostal não goste do ensino, mas a grande ênfase pentecostal está no que se sente, já o batista no que se entende. Não posso generalizar, apenas estou expondo características mais presentes nas culturas das igrejas).

O neopentecostal é aquele que dá ênfase para a vida aqui. (Não que ele não pregue sobre a vida eterna, ele prega, mas acredita que Deus está transformando sua história agora). Ele crê que aquele que é cheio do Espírito não pode ser derrotado ou viver uma vida de escassez, crê também que precisa ter fé para conquistar uma vida plena aqui nesta terra! Então, para ele, a manifestação da fé vem através de sacrifício, do voto, da oração de guerra. Isso é o certo a se fazer.

Gente!!! Todos eles estão embasados naquilo que interpretam da Velha e Nova Alianças da Bíblia Sagrada! Portanto, eu não posso querer ser a balança que decide quem está salvo e quem não está! Como posso discutir séculos de Teologia e construção da Doutrina em um post apenas? E pior, como posso pegar o sangue da Cruz e decidir para quem o dou ou para quem o retenho? Isso é impossível!!!

Então, lembrando que me refiro ao mimimi da internet, às posturas na vida prática ou na igreja, ou ainda a outras situações, a aplicação quase que se opõe a essa a que me refiro. Ou seja, a maneira como tratamos os padrões do Evangelho com o público geral é uma, e a maneira como lidamos com os discípulos é outra completamente diferente.

“E com muitas parábolas tais lhes dirigia a palavra, segundo o que podiam compreender. E sem parábolas nunca lhes falava; porém tudo declarava em particular aos seus discípulos (Marcos 4:33,34).

Por isso, peço: vamos parar de tentar converter as pessoas pela internet. Podemos divulgar, falar, expor mas não podemos transformar a internet em um campo de guerra, pois já existem muitos feridos neste mundo! Vamos ter paz, pelo menos para fazer um post!

Existem muitas pessoas que tiveram suas vidas destruídas pelos doentes da internet. Esses doentes que se alimentam de fracassos e erros de seus irmãos, e que querem fazer juízo e acabam ferindo inocentes!

Recentemente aconteceu comigo. Fui confundido com um pastor que tem o mesmo nome que o meu, e ele estava envolvido em uma questão bastante delicada. Não checaram os fatos realmente e colocaram minha foto na internet. Nem ao menos avaliaram as notícias, estavam tão sedentos para expor mais um fracasso no mundo gospel que nem periciaram as informações. MEU DEUS!!!
Onde isso vai parar?

Por isso pergunto: Quem está doente? A internet ou os internautas? Me parece que todos estamos destruindo um pouquinho de alguma coisa ou de alguém. A internet se tornou uma “cadeia alimentar”, pois uns devoram aos outros. E pior, as mesmas pessoas que pedem paz no mundo, promovem a guerra pela internet. Ô, mundo incoerente!

É claro que não tenho a pretensão de mudar o mundo da internet com esse artigo. Mas quem sabe, eu possa fazer alguns poucos pensarem um pouco sobre esse assunto. Por favor, vamos preservar nossos irmãos; existem coisas mais valiosas, nesta vida, que likes.

Querido, eu dou liberdade a qualquer um para concordar ou discordar do que digo. Mas agora, quero fazer um pedido a todos aqueles que me consideram e que me têm por ministro. Peço, aos meus discípulos, que fujam de questões tolas! Peço que sempre sejam educados e amorosos. Peço ainda que ganhem likes pelas obras que fazem e não pelas discussões em que entram! Peço que vão e preguem o Evangelho, que abracem os que não recebem abraços, que alimentem os famintos e que levem a Jesus a todos os feridos que encontrarem pelo caminho.

E que Deus abençoe a todos!!!

Pastor Lucas nasceu em Santa Vitória, em Minas Gerais. Sua carreira de compositor começou em 2011. Há quatro anos como cantor, lançou três CDs. Congrega na Comunidade Evangélica Vida no Altar, em São Paulo. É casado com Thaisa Rahmé e pai de Gabriel e Samuel.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.