Leia também:
X Por trás do Seminário Internacional, Os Fins da Democracia

O dia em que os livros queimaram

Cuidado com o que você apoia, cuidado com a sua ideologia de vida, cuidado com a sua fé

Pr. Lucas - 30/10/2017 13h08

Aquele fogo não destruiu apenas papéis, mas conteúdos incríveis que poderiam ter dado outro rumo à história

Você já deve ter lido a respeito da história da Biblioteca de Alexandre, o Grande. Segundo os relatos em 48 a.C, essa biblioteca, situada em Alexandria, no Egito, foi queimada! Você pode mensurar comigo, quanta tecnologia, quantas fórmulas, quantos avanços se perderam no meio daquele fogo? Os mais diversos livros, dos mais diversos lugares, das mais diversas culturas do mundo, de onde Alexandre conquistou suas vitórias, estavam nessa Biblioteca. Amantes de livros, como eu, sabem que aquele fogo não destruiu apenas papéis, mas conteúdos incríveis que poderiam ter dado outro rumo à história ou, quem sabe, proporcionado muito mais avanço do que temos hoje.

Houve outro momento marcante na história, no concílio de Tarragona, no Período da Inquisição, quando todas as Bíblias foram queimadas. Será que teríamos tanta confusão religiosa se não tivéssemos tirado das pessoas o direito de ler a Bíblia? Será que se essas Bíblias não tivessem sido queimadas pela Igreja em 1234 D.C, nós teríamos tantos ministros enganando as pessoas, usando a religião, estabelecendo culpa e medo a fim de adquirir benefícios do povo?

Quando os livros foram queimados, e incluo aqui as Bíblias, o fogo queimou o futuro, queimou conhecimento, queimou conduta moral, queimou liberdade entre tantas coisas. A questão que quero abordar aqui é a seguinte: nesses fatos históricos que narrei, pessoas egoístas, egocentristas por seus interesses, roubaram de gerações coisas muito preciosas. No entanto, hoje, muitos de nós continuamos a queimar os livros, sabe como?

A Bíblia é o maior de todos os livros, é um tesouro para a sociedade, é um livro que fundamenta o amor, a cumplicidade, a lealdade, a moral, o altruísmo, entre tantos outros princípios para uma sociedade viver em plenitude de vida. As pessoas com o “fogo invisível” da arrogância, do domínio, da religiosidade, do idealismo, do achismo e do humanismo, continuam queimando registros, continuam queimando conceitos milenares, continuam queimando histórias, continuam queimando avanços!

Nossa conduta pode ampliar um ensino ou queimá-lo, pode ampliar uma cultura ou queimá-la, pode evoluir uma geração ou queimá-la. Se os jovens dessa geração continuarem a aceitar tudo o que o sistema impõe, as próximas gerações serão extremamente prejudicadas por atearmos “FOGO INVISÍVEL” nos registros que nos trouxeram até aqui.

Cuidado com o que você apoia, cuidado com a sua ideologia de vida, cuidado com a sua fé, cuidado com as suas palavras… você pode queimar ou proteger nosso futuro. Você pode ser o nosso herói ou o nosso vilão! A escolha é sua!

Pastor Lucas nasceu em Santa Vitória, em Minas Gerais. Sua carreira de compositor começou em 2011. Há quatro anos como cantor, lançou três CDs. Congrega na Comunidade Evangélica Vida no Altar, em São Paulo. É casado com Thaisa Rahmé e pai de Gabriel e Samuel.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.