Leia também:
X Um balanço de 2017

É Natal

E onde está Jesus?

Pr. Lucas - 18/12/2017 11h34

Mateus 2:14-16: “E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe de noite, e foi para o Egito. E esteve lá até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta que diz: Do ‘Egito chamei o meu Filho’. Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos”.

Este texto fala do nascimento de Jesus. O rei Herodes havia ouvido falar sobre o nascimento de um rei, e temeu tanto ter sua coroa usurpada que tentou descobrir pelos magos onde estava Jesus, pois sua intenção era matá-lo. Perceba, enquanto Jesus nascia, Herodes pensava em matá-lo.

Minha abordagem pode parecer estranha, mas minha ideia aqui é falar sobre o Natal.

Dia 25 de dezembro se comemora no mundo inteiro o Natal. Essa festa que é feita em memória ao nascimento de Jesus, não acontece no dia correto do nascimento dele; é apenas uma data ilustrativa.

Apesar de o Natal trazer a ideia do nascimento de Jesus, como na história real, os Herodes atuais matam essa essência quando a substituem pelo consumismo.

Herodes não concebia a ideia de que alguém reinasse em seu lugar, embora Jesus não tivesse interesse em seu trono, pois o Reino que Ele estava trazendo não era terreno, mas eterno. Herodes desconhecia esse fato, mas ainda assim, achou por bem matar todos os meninos para garantir que Jesus não sobrevivesse para reinar.

Nos dias atuais, vivemos no dia 25 de dezembro uma grande ironia, pois as pessoas se reúnem para comemorar o nascimento de Jesus, mas, de alguma maneira, todos ganham presente do Papai Noel menos do aniversariante da data.

O sistema de Herodes não permite que a essência de Jesus nasça no coração das pessoas. Então, esse dia que deveria ser em memória do nascimento de Cristo, acaba sendo o dia do esquecimento de quem Ele é e do que significa!

Os protagonistas desse dia são:
O Papai Noel;
O peru;
A ave em formato de Chester;
O porco em formato de Tender;
A árvore-de-natal;
As luzes piscantes e etc, etc, etc.

E onde está Jesus?

Não estou dizendo que não devemos nos juntar, reunir amigos e parentes, e fazer uma linda ceia de Natal; eu estou apenas tentando fazer você pensar sobre como deveríamos comemorar essa data.

Meu sincero desejo é que o Natal possa ser um dia para deixarmos a essência de Jesus nascer em nós; pois na essência Dele há amor, bondade, unidade, perdão, reciprocidade, carinho, misericórdia e muitos outros atributos.

Permita que essa essência esteja em você!

E, por favor, não seja Herodes, deixe Ele nascer.

Feliz Natal para você!

Pastor Lucas nasceu em Santa Vitória, em Minas Gerais. Sua carreira de compositor começou em 2011. Há quatro anos como cantor, lançou três CDs. Congrega na Comunidade Evangélica Vida no Altar, em São Paulo. É casado com Thaisa Rahmé e pai de Gabriel e Samuel.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.