Leia também:
X Opinião Russell Shedd: Gratidão

Opinião Pr. Lucas: Você sabia que no Éden existiam dois Adões?

Quem Deus criou primeiro? O homem ou a mulher? Você já pensou sobre isso?

Pr. Lucas - 19/02/2018 08h15

Meu amigo leitor do Pleno.News, estou aqui tentando imaginar sua expressão ao ler esse título: “Você sabia que no Éden existiam dois Adões?”. Mas antes que você tire suas conclusões deixe-me falar sobre essa verdade.

Quero começar nossa conversa hoje perguntando: Quem Deus criou primeiro? O homem ou a mulher?

Se sua resposta foi o homem, você tirou zero. A resposta certa seria: criou os dois simultaneamente.

Vou explicar!

Primeiro, quero falar o quanto a Bíblia é incrível e está cheia de detalhes importantes que deixamos passar despercebidos. Para isso, quero que você observe comigo esses detalhes nos textos:

“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” (Gênesis 1:27). Aqui encontramos criação simultânea.

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gênesis 2:7). “E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou (edificou) uma mulher; e trouxe-a a Adão” (Gênesis 2:22). Aqui encontramos a criação individual.

Você percebeu que a Bíblia usou dois verbos diferentes? Criou e formou.

Veja, o conceito de criação está em diversos seguimentos do mercado e vou usar um deles para explicar.
Por exemplo, uma família que sonha com a sua casa própria. Para morar nessa casa, primeiro eles terão que criar a casa, ou seja, o conceito da criação é quando o arquiteto desenha essa casa, dando a ela medidas e detalhes. Assim quando uma criação é feita de forma completa, são observados cada detalhe que aquela casa terá. Somente depois disso haverá o processo de construção, ou formação, que é onde a casa vai tomando forma à medida que o projeto de criação vai sendo executado.

O que quero dizer é que Deus não fez o homem e viu que o projeto não estava perfeito, então fez a mulher. Não. Deus criou a ambos, simultaneamente. Seu plano foi completo, mas foi formado, realizado, parcialmente. Pois, se o homem não tivesse ficado um pouco sozinho, ele não teria percebido o valor da companhia.

Tá… você pode estar pensando e dizendo, mas e a história dos dois Adões no Éden?

Bom, agora vamos a isso! Dei essa explicação só porque quis que você percebesse os detalhes nas Escrituras. Uau! A Bíblia é incrível!

Você sabia que o nome Eva só é mencionado a partir do capítulo 3 de Gênesis? Ou seja, apenas após o pecado? Você sabe quem deu esse nome de Eva à mulher?

“E chamou Adão o nome de sua mulher Eva, (que significa vida ou mãe da vida) porquanto ela era a mãe de todos os viventes” (Gênesis 3:20).

Outro título que Adão dá a Eva, é o título de Mulher. Deus os via como macho e fêmea, mas quando Adão a vê e descobre a origem de sua formação, lhe dá esse nome. “Então, o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou (edificou) uma mulher; e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada” (Gênesis 2:21-23).

Então agora surge a pergunta: se Adão colocou o nome dela de Eva, apenas no capítulo 3 de Gênesis, então qual era o nome dela antes disso?

Aqui está a resposta. Olha o nome que Deus colocou em Eva: “Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Macho e fêmea os criou, e os abençoou, e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados” (Gênesis 5:1,2).

Deus lhes deu o mesmo nome: Adão.

Isso revela como Deus enxerga o casamento! Não há indivíduos em uma aliança, dois são um. Assim também Deus enxerga sua Igreja, como uma, não como um grupo de indivíduos. Apenas um.

Perceba que quando Adão se esconde por causa do pecado, Deus chama: Adão onde estás? (Gn 3:9). Deus não estava chamando apenas o homem, Deus estava chamado a família para o conserto, porque a mulher e o homem tinham o mesmo nome!

Podemos tentar inventar a roda, inventar outras maneiras de relacionamento, mas a origem, revela o plano perfeito de Deus!

Então, pra resumir: Deus enxerga o sexo como macho e fêmea. Enxerga a ambos como Adão (ser humano). E enxerga uma aliança como uma fusão de corpos. “E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gênesis 2:23, 24).

Pastor Lucas nasceu em Santa Vitória, em Minas Gerais. Sua carreira de compositor começou em 2011. Há quatro anos como cantor, lançou três CDs. Congrega na Comunidade Evangélica Vida no Altar, em São Paulo. É casado com Thaisa Rahmé e pai de Gabriel e Samuel.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.