Leia também:
X Coluna Fábio Guimarães: Centenário de um exemplo de vida!

Coluna Pr. Lucas: Liberdade ou libertinagem?

O cristão precisa ser equilibrado para discernir o que o Evangelho é e o que ele não é

Pr. Lucas - 01/01/2018 10h00

Preciso desabafar: parece que está na moda chamar de RELIGIOSIDADE tudo e todos que estabelecem qualquer limite. Já reparou? Eu concordo que muitas igrejas, durante muitos anos, foram radicais quanto às doutrinas; mas às vezes tenho a impressão de que a geração atual prega uma LIBERDADE RADICAL, a ponto de não haver mais nenhum limite! E, quando questionada, se embasa nessa liberdade para justificar seus excessos.

A liberdade que a Bíblia propõe é essa: “SEJAM LIVRES DO PECADO”.

Não é, sejam livres de regras para estabelecerem suas próprias regras. Não é, sejam livres das instituições chamadas de igrejas, para criarem sua própria religião! Porque, atualmente, as pessoas querem ser livres de limite por quererem estabelecer seus próprios limites!!! Pera aí… Será que eu estou ficando “religioso” ao pensar que que não tenho mais de obedecer aos 10 mandamentos, pois estou na Graça? Mas… pense bem, estar na Graça não significa que posso ser o que eu quiser ou fazer o que eu quiser! A verdade é que eu fui comprado do senhor do mal – o pecado – que me pagava com a morte; contudo, agora ainda tenho um Senhor que é o bem – Jesus – que me libertou daquilo que me mataria. No entanto, ao me comprar Ele ainda me permite escolher se quero andar com Ele ou não! E Ele é tão bom, mas tão bom, que uma vez escolhido andar com Ele, tenho limites!!!

Quero que pense comigo em como o limite faz bem!

O parapeito de um prédio, no vigésimo andar é um limite, certo? Esse parapeito não é uma privação, é uma proteção!
O limite de velocidade também não é para priva-lo de correr, é para proteger você de morrer!

Então, não consigo conceber que o Evangelho seja apenas uma lista de regras; como também não consigo conceber que o Evangelho seja uma vida sem limites, na qual cada pessoa faz o que bem entende! Não!!! O Evangelho é exatamente o parapeito no alto de um prédio! Ele nos ensina de forma equilibrada até onde podemos ir!

Observe: se você colocar um bebê na sacada de um prédio sem nenhuma proteção, ele irá se arriscar e muito provavelmente cairá de lá. O parapeito serve como um limite, porque além daquele limite há um grande perigo!

Essa galera que não gosta de parapeitos no Evangelho são bebês na fé, que não entendem o perigo, que gostam de se arriscar e viver sem limites. Mas isso é muito perigoso!!!

Na Bíblia, em Gálatas 5:13, lemos: “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pela caridade”.

Gostaria que você, amigo leitor, compreendesse que não sou a favor de pastores que usam o Evangelho para extorquir as pessoas, ou para aprisiona-las, ou mesmo para usá-las. Não! Não estou pedindo para você ser um babaca de igreja, mas estou pedindo para que você seja equilibrado o suficiente para discernir o que é o Evangelho e o que ele não é! Não é somente discernir o que é bom e o que é ruim. Mas sim discernir o que é Evangelho e o que não é!

Pastor Lucas nasceu em Santa Vitória, em Minas Gerais. Sua carreira de compositor começou em 2011. Há quatro anos como cantor, lançou três CDs. Congrega na Comunidade Evangélica Vida no Altar, em São Paulo. É casado com Thaisa Rahmé e pai de Gabriel e Samuel.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.