Leia também:
X Jesus e as táticas para seus atletas

Acumuladores de perdas

Perder alguma coisa deve merecer toda a sua atenção

Pr. Lucas - 08/11/2017 15h47

Perder, procurar, reparar Foto: Pixabay

Na Bíblia, no livro de Lucas, capítulo 15, encontramos três histórias de pessoas que perderam algumas coisas:

Na primeira história (Lucas 15:4-7) temos um pastor que tinha cem ovelhas e ao perder uma, vai em busca dela.

Na segunda (Lucas 15:8,9) surge uma mulher que possui dez dracmas, mas perde uma. Tão logo isso acontece ela faxina sua casa até encontrá-la.

E, na terceira história (Lucas 15:11-32), encontramos um pai que tem dois filhos; e um deles se perde temporariamente.

Essas três histórias tem algo em comum e uma lição muito importante a nos ensinar: esses três personagens se importaram com suas perdas!

Quando perdemos algo, e ignoramos, provavelmente acumularemos outras perdas.

Veja, o pastor de cem ovelhas perdeu uma…

Se transformarmos esse número em percentual, fica assim: De 100% de suas ovelhas ele perdeu 1%, mas gastou sua energia para recuperar seu 1% de prejuízo. A mulher que possuía dez dracmas perdeu uma, ou seja, 10%. Mas ela tratou de acender a lâmpada e varrer a sua casa para achar sua perda de 10%. Já o pai que tinha dois filhos e perdeu um, perdeu 50%. Mas com chance de recuperá-lo fez todo o necessário, e se alegrou muito ao reverter sua perda.

Não sei qual o percentual de sua perda, mas sendo um, dez ou cinquenta por cento, perder deve ser um fator que merece atenção. Porque no pasto de cem ovelhas, se houver uma desatenção, ocorrerão perdas constantes. E de uma em uma se perderão as cem ovelhas. Também, na casa que se perde uma dracma, caso não haja um despertar, pode se perder as dez. E, por fim, na família de dois filhos onde um se perdeu, se não houver uma mudança de postura, poderá se perder o segundo filho igualmente.

Ou seja, cada perda, por menor ou maior que seja, merece a nossa atenção. Precisamos valorizar as perdas para não nos tornarmos acumuladores de prejuízos.

Olha como acontece: Você iniciou sua faculdade na maior empolgação; tempos depois, descobriu duas matérias chatas e começou a faltar às aulas… Você já perdeu 10%, e se não reparar isso, logo não terá interesse naquela determinada matéria e irá reprovar nela. Aí, perdeu mais 10%. Então, em breve, surgirá uma necessidade e como você já não está mais tão interessado no seu curso, irá trancar a matrícula. Assim, perderá mais 10%. E, quando você notar, se enrolou em um relacionamento e estará tendo que trabalhar duro; dessa forma sua faculdade não cabe mais no orçamento, portanto você perderá mais 10%… Perceba, isso será um círculo vicioso até que não haja mais nenhuma dracma, nenhuma ovelha e nenhum filho.

Não acumule perdas, faça com que cada perda seja importante o bastante a ponto de você parar para repará-las, assim você não acumulará prejuízos.

Se você perdeu um por cento do seu amor, repare. Se você perdeu dez por cento do seu compromisso com Deus, repare isso! Se você perdeu cinquenta por cento do seu casamento, repare isso agora!

 

Pastor Lucas nasceu em Santa Vitória, em Minas Gerais. Sua carreira de compositor começou em 2011. Há quatro anos como cantor, lançou três CDs. Congrega na Comunidade Evangélica Vida no Altar, em São Paulo. É casado com Thaisa Rahmé e pai de Gabriel e Samuel.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.