Leia também:
X Dia Mundial dos Animais

A culpa é do…

Culpar alguém era uma forma de eu me aliviar do fracasso

Pr. Lucas - 05/10/2017 09h00

A culpa é do… / Foto: Reprodução

A frase que mais escuto quando algo dá errado na vida de alguém é: “A culpa é do…

Muitas vezes na minha vida, eu culpei meus pais, culpei o diabo, culpei minha igreja, culpei os políticos, culpei o país, culpei a Deus. Passei quase minha vida toda culpando alguém por cada fracasso que tive.

Culpar alguém era uma forma de eu me aliviar do fracasso. A sensação do fracasso só já era ruim, agora, a sensação de ter fracassado por minha própria culpa era demais!

Quando vivemos assim, parece que estamos tendo alívio, mas na verdade estamos acumulando engano, porque quanto mais culpamos os outros, mais nos conformamos em ter fracassado.

Isso é uma espécie de anulação de nós mesmos, porque, se tivéssemos assumido que erramos, nos cobraríamos de melhorar, mas, como o erro não foi nosso, então não há nada em que possamos melhorar. Estamos dizendo a nós mesmos que “alguém” (que não sou eu) precisa mudar o comportamento, que alguém precisa pensar melhor antes de tomar decisão. Enquanto esse “alguém” fica com a culpa, nós continuamos com os fracassos.

Vamos ver o que Jesus nos ensina.

Ninguém que esteja passando por lutas pode ter a cara de pau de dizer: É Deus que está me tentando. Deus não tem nada a ver com isso, e ele nunca põe o mal no caminho de ninguém. Ceder à tentação é decisão nossa. Culpar Deus é malandragem! A tentação nasce dos impulsos incontroláveis dentro de nós. Se cedermos a esses impulsos, logo o pecado mostrará sua cara. E, quando o pecado toma conta da situação, o resultado é a morte.” (Tiago 1:13-15, A Mensagem)

Assuma seus erros e você estará assumindo a sua necessidade de melhorar. Negue sua fraquezas e você estará se privando de ser melhor.


Pastor Lucas nasceu em Santa Vitória, em Minas Gerais. Sua carreira de compositor começou em 2011. Há quatro anos como cantor, lançou três CDs. Congrega na Comunidade Evangélica Vida no Altar, em São Paulo. É casado com Thaisa Rahmé e pai de Gabriel e Samuel.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.