A Igreja primitiva não era socialista
"Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum" Atos 2:44
Pedro Augusto - 13/09/2022 12h19

Aqueles que gostam de inserir suas ideologias no cristianismo, costumam dizer que Atos 2:44 aponta para uma espécie de socialismo na Igreja primitiva, já que o texto aponta que todos tinham “tudo em comum”.
No entanto, uma rápida leitura dos capítulos seguintes é capaz de colocar essa tese por água abaixo.
As pessoas daquela comunidade ainda tinham bens pessoais e propriedades (casas), ou seja, ainda havia propriedade privada, algo que o socialismo busca aniquilar.
Aliás, ninguém era obrigado a se desfazer de suas propriedades. Ao ler Atos 5:4, podemos encontrar o apóstolo Pedro dizendo a Ananias e Safira que não eram obrigados a doar os seus bens.
Além disso, a doação era voluntária e não imposta ou tomada à força pelo governo, como ocorreu nas ditaduras de esquerda no Século 20.
Outro ponto a ser destacado é que o oitavo mandamento – Não cobiçarás -, implica na legalidade, perante as Escrituras, da existência da propriedade privada.
Por fim, podemos salientar que a igreja primitiva desejava o retorno de Cristo e a instauração de Seu Reino na Terra, não uma sociedade perfeita e igualitária criada por homens e mulheres imperfeitos, como os socialistas desejam.
![]() |
Pedro Augusto é formado em Jornalismo, já escreveu para outros sites conservadores, possui redes sociais sobre história, é viciado em livros e em breve estará cursando Teologia. |