Leia também:
X A economia depende da política

O papel do professor

A sala de aula passou a ser um espaço para que as informações sejam administradas

Ney Pereira - 08/08/2017 09h59

O papel do professor / Foto: Pixabay

O desenvolvimento rápido e constante das tecnologias permite ao aluno de hoje o acesso a um mundo de informações anteriormente restritas aos livros e professores. Com isso, a transmissão de informações por meio da comunicação digital trouxe à tona a necessidade de se repensar o papel do professor em sala de aula.

Sabe-se que não há, absolutamente, nenhuma informação relacionada a um conteúdo acadêmico específico que o aluno não seja capaz de obter pelo Google. Assim, o poder da informação foi diluído e democratizado e, consequentemente, ao professor, novos desafios foram impostos, como por exemplo:

  • Como administrar tantas informações?
  • Como discernir sua relevância e credibilidade?
  • Como aplicá-las?
  • Como utilizá-las para resolver um problema?

O papel do professor para novos desafios

A sala de aula deixou de ser um espaço para que as informações (conteúdo acadêmico) sejam transmitidas e passou a ser um espaço para que as informações sejam administradas. Aulas 100% expositivas para ouvintes 100% passivos estão dando lugar a aulas participativas, em que o papel do professor é garantir espaço para reflexões e debates.

A habilidade da retórica é, e sempre será, importante para o professor que precisa saber como se expressar e ser compreendido ao falar publicamente. Entretanto, quando o outro começa a fazer parte do jogo, ou seja, quando o aluno tem o seu espaço garantido no processo de construção do conhecimento coletivo, precisamos de algo a mais para desenvolver uma comunicação mais efetiva. Precisamos conhecer o outro, saber como desenvolver argumentos baseados em necessidades e interesses e, principalmente, auxiliar no processo motivacional do aprendiz.

O diálogo entre essas realidades é a base fundamental para o desempenho do mais importante papel do professor – ser fonte de inspiração, reflexão e motivação para o aprendizado.

O professor precisa saber, sobretudo, além de administrar informações, administrar o relacionamento com seus alunos em sala de aula.


Ney Pereira é especialista em Marketing e Neurociência Pedagógica. Palestrante, professor e escritor. Coach de professores, executivos, CEOs e palestrantes, e consultor corporativo na área de Apresentações Empresariais, Andragogia e Comunicação Interpessoal. Autor do Programa Professor Nota 10 – EaD – Curso de Capacitação em Comunicação de Professores.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.