Leia também:
X Uvas, vinhos e histórias… Toscana, Itália – Florença

Casamento não traz felicidade

Casar para ser feliz pode ser uma experiência frustrante

Nelson Junior - 25/08/2017 10h42

Casamento não traz felicidade / Foto: Divulgação

Todo mundo quer ser feliz! Quem não quer a felicidade em vida? O grande problema é quando procuramos a felicidade no lugar, pessoas ou circunstâncias erradas. Há quem busque felicidade no dinheiro, na carreira, nos negócios, na profissão, nas amizades, na religião e também no amor.

Conheço muitas pessoas que se casaram para ser feliz, isso é belo, lícito e digno, mas não é perfeito. Uma das maiores decepções confessadas em gabinetes de aconselhamento é quando um dos cônjuges descobre que não está feliz com o matrimônio e que o sonho da felicidade no casamento está cada vez mais distante diante da rotina, muitas vezes, sufocante da vida a dois.

Não procure um relacionamento amoroso para ser feliz. Antes de encontrar alguém, ou se você já encontrou, é fundamental ser uma pessoa feliz. A sua felicidade não pode estar limitada a outro alguém. Não espere que outra pessoa seja responsável por sua felicidade. Se agirmos assim, corremos o risco de deixarmos de lado nossa responsabilidade individual e sempre culparemos a outra pessoa por nossa insatisfação e infelicidade.

Casar para ser feliz pode ser uma furada. E casamento não é o remédio da felicidade. Se você é uma pessoa triste, não se iluda, casamento não será a cura. Muito menos a solução para quem acredita que sua vida só será completa quando encontrar alguém especial. Quanto mais uma pessoa entender que não é o outro quem garante harmonia e felicidade, menos expectativas irreais existirão em relação ao casamento. Nunca conheci duas pessoas infelizes que se casaram produzirem duas pessoas felizes.

Você estará pronto para escolher a pessoa certa quando não precisar de certa pessoa para ser feliz. Espero que antes de encontrar a pessoa ideal, você se encontre. Para que não a sobrecarregue com a ingrata responsabilidade de lhe fazer feliz.

Felicidade não é um lugar onde um dia você vai chegar, mas a maneira como se vai. A felicidade é o fruto de uma realização pessoal com Deus, que se fortalece no casamento. Se você não descobrir a alegria de estar solteiro, dificilmente descobrirá a alegria de estar casado. Se você não for feliz individualmente, dificilmente conseguirá experimentar a felicidade como casal.

O casamento não é a fonte de alegria; esta fonte é Jesus. Somente Ele pode suprir expectativas e necessidades. Somente Ele tem tudo o que você precisa. Leia a história da mulher samaritana em João 4.5-19. Ela já estava no seu sexto relacionamento e, ainda assim, não era uma mulher satisfeita. Mas naquele dia, ela bebeu direto da fonte e teve a primeira experiência que mudaria sua vida para sempre.

Quando era mais novo e no início do meu ministério pastoral já falei muitas vezes em cerimônias de casamento: “Faça o outro feliz”. Foi assim que aprendi no seminário, foi isso que ouvi em todas as cerimônias que fui desde a minha infância; reproduzi por muito tempo aquilo que aprendi com outros líderes. Hoje vejo o equívoco nessa ingênua afirmação, pelo simples fato de que nós não somos responsáveis diretos em proporcionar a felicidade a outro.

Por mais que você esteja apaixonado, que já tenha até encontrado alguém e neste momento você proporcione muitas alegrias à outra pessoa, não pode garantir que será assim para sempre. Sei que desejamos isso, mas não podemos iludir as pessoas. A vida a dois tem momentos de alegrias, mas também reserva momentos difíceis. E precisamos saber que existem dias de sol e dias chuvosos.

A verdade é que casamentos bem-sucedidos exigem uma incrível dedicação de ambas às partes, pois enfrentam dias difíceis, crises e problemas assim como casamentos fracassados. E por mais estável que seja o casamento, ele trará uma dezena de desafios pessoais para pôr à prova nossa disposição em permanecer juntos. Sinceramente, qualquer quadro diferente disso é uma expectativa fantasiosa da vida a dois.


Nelson Junior é idealizador do Projeto “Eu Escolhi Esperar”. É formado em teologia e tem mestrado em comportamento humano pela Florida Christian University (USA). Atua como escritor, palestrante, youtuber, master coach e trabalha com adolescentes e jovens há 25 anos.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.

Leia também: