Leia também:
X Animais comunitários

Uvas, vinhos e histórias… Toscana, Itália – Via Francígena

Na Idade Média, passou a ser o caminho utilizado pelos peregrinos para ir até Roma visitar os túmulos de São Pedro e São Paulo.

Milton Assumpção - 18/08/2017 11h01

Via Francígena / Foto: Divulgação

Via Francígena na Toscana

É o caminho que foi utilizado nos séculos XI e XII pelos Cruzados vindos da Inglaterra e França com destino a Roma e, depois, seguindo de barco até a Terra Santa. O início oficial era na Catedral de Canterbury, Inglaterra. Passava por várias regiões da França, entrava na Itália pelos Valle d´Aosta e Monginevro no Piemonte, depois pela Toscana e seguia até Roma.

Na Segunda Cruzada, o Rei Ricardo Coração de Leão da Inglaterra, o Rei Luiz VII da França e o Rei Conrad III do Sacro Império Romano-Germânico encontraram-se em Vézelay, na França, e após terem sido abençoados pelo frade Bernardo de Claraval, depois canonizado São Bernardo, seguiram pela Via Francígena até Roma e em seguida à Terra Santa.

Rota completa da Via Francígena / Foto: Divulgação

Na Idade Média, passou a ser o caminho utilizado pelos peregrinos para ir até Roma visitar os túmulos de São Pedro e São Paulo. Várias aldeias e cidades foram se formando às suas margens, e eram pontos de parada e descanso dos viajantes. Muitas delas, que tiveram seu auge na época das Cruzadas, foram reativadas na Idade Média pela passagem dos peregrinos.

San Gimignano, Monteriggioni, Montalcino e Siena são algumas por onde passava a Via Francígena. Ainda hoje são os pontos de parada mais importantes dos peregrinos. Em San Gimignano, as duas principais ruas que cortam a cidade, a Via San Matteo e Via San Giovanni, fazem parte da Via Francígena.

Em Monterregioni, ela passa dentro da fortaleza, ligando as duas entradas, uma em direção a Siena e outra a Florença. Tem seu nome por vir da França. Não tem o mesmo apelo religioso e místico do Caminho de Santiago de Compostela, mas é ainda muito utilizada por viajantes que a percorrem a pé, de bicicleta ou a cavalo.

Trecho da Via Francígena / Foto: Divulgação

Vários trechos mantêm ainda os calçamentos de pedras da época. Nas rodovias e nas cidades há várias indicações da Via Francígena.

No site oficial www.viafrancigena.org, você encontra indicações no mapa, itinerários, acomodações e agências que oferecem tours acompanhados.

Alguns peregrinos preferem experimentar e caminhar por pequenos trechos, por exemplo, de San Gimignano a Monterrigioni. Em algumas partes, há variações no trajeto. O caminho se subdivide, e o peregrino pode optar pela rota que achar mais interessante.

Trechos da Via Francígena em Montalcino, Buoconvento e Monterregioni / Foto: Milton Assumpção
Milton Assumpção é economista, administrador de empresas e palestrante. Empreendedor por natureza, atua como CEO da M.Books. Autor de cinco livros, sempre gostou de viajar e conhecer diversas culturas.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.