Leia também:
X Como sair do deserto?

A importância da intimidade em família contra as investidas do inimigo

A família é o nosso bem mais precioso

Marisa Lobo - 28/12/2021 13h17

A família é o nosso bem mais precioso Foto: Pixabay

Quem não sabe o valor de uma família? Por mais dificuldades que enfrentemos, sabemos que a família é o nosso bem mais precioso. No entanto, a correria da vida moderna tem nos custado um preço muito alto, visto que, apesar dos esforços para nos mantermos unidos, o distanciamento emocional entre os membros de uma família que vivem numa casa muitas vezes acaba acontecendo.

Diante dessa situação, a palavra que deve estar em nossa mente é “intimidade”. Precisamos compreender o quanto a manutenção dos vínculos familiares é importante até mesmo para resistirmos às investidas de Satanás, o nosso maior inimigo espiritual.

Isso porque, o inimigo sabe que a família é um projeto de Deus. Ao criar Adão e Eva, dando-lhes a responsabilidade de multiplicar a espécie humana mediante uma vida de união (ambos numa só carne), o Senhor deixou claro que a nossa vida depende uns dos outros – pais e filhos, irmãos e demais parentes, todos vivendo como parte de um só corpo.

Em Provérbios 17:6 (NVI), por exemplo, está escrito que “os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos seus filhos”. Coroa é símbolo de glória, reconhecimento e poder. A passagem indica, portanto, que a proliferação familiar (“os filhos dos filhos”) é um reflexo da vontade de Deus cumprida.

Em Salmos 127:3-5 (NVI), também vemos isso, pois o texto diz que “os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles!…”.

A comparação aqui, entre “filhos” e “flechas”, mostra o tamanho do poder e da responsabilidade que os pais têm em suas mãos ao criar a sua prole, pois indica que eles podem mudar o mundo e enfrentar inúmeros desafios. Mas será que correspondemos a isso nos dias de hoje?

É aqui onde entra a intimidade. Por causa das parafernálias modernas, como o uso de aparelhos celulares conectados à internet, assim como vários atrativos ligados à diversão e à própria correria do dia a dia, tem se tornado muito comum pais e filhos viverem sob o mesmo teto, mas serem afetivamente distantes.

O distanciamento afetivo entre os membros da família que vivem num lar faz com que todos se tornem mais vulneráveis às investidas de Satanás, porque isto significa que não está havendo troca de confiança e ensinamentos de fé entre essas pessoas. A intimidade, por outro lado, fortalece-nos, porque nos faz entender que podemos contar uns com os outros quando mais precisamos.

Assim como Deus deseja de nós mais proximidade em relação a Ele, pais e filhos humanos também precisam desenvolver um grau de intimidade de modo que tudo possa ser tratado. Dessa forma, assim como nos tornamos mais fortes quando nos achegamos ao Senhor, compartilhando com Ele as nossas dificuldades por meio da oração, pais e filhos também se fortalecem quando mantém uma vida de aproximação e diálogo.

Por fim, intimidade é algo que surge através das experiências diárias. Invista em passar tempo com os seus filhos. Isso pode ser feito de diversos modos: assistindo a um filme juntos, parando para tomar um café, lendo um livro, praticando um esporte ou fazendo qualquer outra coisa que permita surgir, a partir disso, troca de olhares, abraços e palavras.

Acredite, isso pode fazer uma grande diferença em meio aos problemas que você pode estar passando hoje em sua casa. E a boa notícia é que tudo pode mudar a partir de atitudes simples que podem ser tomadas a partir de agora. Pense nisso!

Marisa Lobo possui graduação em Psicologia, é pós-graduada em Filosofia de Direitos Humanos e em Saúde Mental e tem habilitação para Magistério Superior.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.