Leia também:
X O cristão deve ser um agente ativo nas questões políticas do seu país

Um melhor entendimento sobre o preço dos combustíveis 

Devemos conscientizar os governadores a elaborar novas planilhas, a fim de reduzir impostos

Marco Feliciano - 14/09/2021 18h04

Petrobras anuncia nova alta nos preços do diesel e da gasolina Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O grande questionamento do momento se refere aos preços dos combustíveis. Na qualidade de legislador, eu me debruço sobre o problema, estudando formas de contribuir para minorar o sofrimento geral.

Nós, brasileiros, pagamos uma taxa tributária alta em cima dos combustíveis. Segundo a ANP, Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, os impostos representam 44% do preço da gasolina no Brasil – 28% são impostos estaduais (ICMS) e 15% correspondem a taxas federais.

Devemos conscientizar os governadores dos estados no sentido de elaborar novas planilhas, a fim de reduzir impostos. Mas ninguém quer cortar da própria carne. Como se diz, orçamento fechado, orçamento inflexível. Todavia, há de se achar fórmulas que baixem os preços da gasolina e do diesel para o consumidor final, pois o preço do combustível onera toda cadeia de consumo.

Por ser uma commodity, o petróleo é comercializado em dólar. Portanto, se o real se desvaloriza em relação ao dólar, fica mais caro para nós adquirir petróleo para produzir gasolina, pois esse valor mais alto tende a ser repassado para a planilha da produção e chega aos consumidor final.

O governo federal tem o maior interesse em que sejam diminuídos os preços da gasolina e do óleo diesel. Mas não tem poder de influenciar a Petrobras nesse sentido, por se tratar de um empresa de economia mista, com ações em bolsas até no exterior, de modo que seus investidores têm o direito à estabilidade nos investimentos, como manda as tradições do mercado.

Com decisões populistas na Petrobras, os governos anteriores levaram a estatal a prejuízos altíssimos, quase falindo a empresa, que, por milagre, consegue se recuperar e voltar a ser viável perante o mercado internacional.

Finalizo pedindo a Deus que nos dê sabedoria para influenciar quem pode dar uma parcela de sacrifício para a diminuição do preço da gasolina e diesel!

Marco Feliciano é pastor e está em seu quarto mandato consecutivo como deputado federal pelo Estado de São Paulo. Ele também é escritor, cantor e presidente da Assembleia de Deus Ministério Catedral do Avivamento.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Leia também1 Bolsonaro 'honra' promessa e vai ao STF por ICMS de combustíveis
2 Chamado de pedófilo, Caetano perde processo contra Feliciano
3 Feliciano condena Mourão por 'criticar' Bolsonaro: "Traíra"
4 #EuConfioNoPresidente ganha popularidade no Twitter

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.