CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Jesus pode acalmar suas tempestades

O sonho de uma relação de verdadeira irmandade Brasil-África

Acabo de chegar de uma longa e exitosa viagem por cinco países do continente africano

Marco Feliciano - 16/12/2019 10h12

Eu e o presidente da República de Angola, João Lourenço Foto: Arquivo pessoal

Alô, irmãos e amigos que me dão a honra de me acompanharem no Pleno.News. Acabo de chegar de uma longa e exitosa viagem por cinco países do continente africano: Cabo Verde, Senegal, Nigéria, Angola e Costa do Marfim. Participei da comitiva do ministério das Relações Exteriores, chefiada pelo chanceler Ernesto Araújo, com a honrosa companhia dos deputados Hélio Lopes e Marcio Marinho.

Nessa intensa agenda, como disse o nosso chanceler, “começamos a tornar realidade o antigo sonho de uma relação de verdadeira irmandade Brasil-África”. Completo dizendo que estamos refazendo contatos centenários com nossos antepassados que de lá vieram. Eles, com seu trabalho e cultura, engrandeceram nosso cadinho cultural e promoveram uma inigualável miscigenação, responsável pela beleza do povo brasileiro.

Esses contatos com povos que se identificam conosco trazem avanços nas relações regionais nesse continente ávido por negócios com o Brasil. Lá podemos oferecer grande quantidade de alimentos e serviços e importarmos minérios raros e assim incrementarmos o turismo bilateral.

A recepção à comitiva brasileira foi de alto nível, confirmando a identidade dos povos africanos com o Brasil, que há anos assistem programações das TVs brasileiras. Inclusive, eles já assimilaram nossa maneira de falar a língua portuguesa copiando alguns jargões típicos do Brasil.

O que achei estranho foi a total desinformação da imprensa brasileira que optou por ignorar essa importante ação do governo brasileiro no continente africano. É um povo que merece nosso irrestrito apoio por tantas tradições que durante séculos foi explorado, mas que acorda para um terceiro milênio de respeito a soberania e a sua rica cultura.

Finalizo pedindo a Deus que abençoe as relações entre Brasil e África e derrame as mais escolhidas bênçãos celestiais a nossos povos.

Marco Feliciano é pastor, deputado federal por São Paulo e preside a Assembleia de Deus Ministério Catedral do Avivamento.

Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo