O excesso de tecnologia e o apagão digital
Bilhões de pessoas em todo mundo ficaram desassistidas
Marco Feliciano - 05/10/2021 14h47

O que parece um simples apagão digital deixou os aplicativos de Mark Zuckerberg (Facebook, WhatsApp e Instagram) sete horas fora do ar, e, com isto, bilhões de pessoas em todo mundo ficaram desassistidas – tanto as que usam as plataformas apenas para contato com os amigos e parentes, quanto as que as usam para alavancar seus negócios como uma ferramenta ágil e barata.
Mesmo com toda tecnologia anti-hackers, não foi possível detectar os motivos do apagão que originou uma confusão generalizada, uma vez que, hoje em dia, milhões de pessoas tocam seus negócios por meio das redes, firmando uma dependência considerável dessas mídias.
São raras essas falhas, mas elas servem como alertas para que busquemos soluções alternativas, caso esses apagões se repitam com mais frequência.
Finalizo pedindo a Deus que nos proteja do excesso de tecnologia apartada do humano e que Ele derrame as mais escolhidas bênçãos celestiais sobre os usuários das redes!
![]() |
Marco Feliciano é pastor e está em seu terceiro mandato consecutivo como deputado federal pelo Estado de São Paulo. Ele também é escritor, cantor e presidente da Assembleia de Deus Ministério Catedral do Avivamento. |
Leia também1 Facebook prejudica crianças e democracia, afirma ex-gerente
2 Facebook alega que mudança de configuração causou pane global
3 Após 'prejuízo bilionário', Mark Zuckerberg pede desculpas
4 Em horas, prejuízo de Mark Zuckerberg foi de R$ 32 bilhões
5 Ex-gerente denuncia: Facebook sabia dos danos a usuários