Leia também:
X Linguagem Neutra: O que estão escondendo de você?

ENEM: Servidores do Inep não são insubstituíveis

Os técnicos fazem parte dos exames desde outros governos

Marco Feliciano - 08/11/2021 18h04

Participantes do Enem 2019 Foto: Luis Fortes/MEC

Coordenadores do do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Enem, pediram demissão duas semanas antes da realização das provas nacionais.

O coordenador-geral de exames para certificação, Eduardo Carvalho, e o coordenador-geral de logística da aplicação, Hélio Junio Rocha Morais, pediram exoneração de seus cargos, cujas funções estão diretamente ligadas à aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), programado para ser ministrado nos dias 21 e 28 de novembro deste ano.

Esses técnicos faziam parte dos exames desde outros governos; portanto, possuem expertise importante, mas não são insubstituíveis. Logo, os exames poderão transcorrer sem grandes dificuldades, visto que o direito de milhões está acima da vontade de poucos.

Acho, no mínimo, estranho eles tomarem uma decisão tão drástica ao grupo há poucos dias do exame. Parece-me um boicote devido às mudanças determinadas pelo governo Bolsonaro, as quais implicaram a eliminação de perguntas tendenciosas contra os costumes tradicionais do nosso povo – visto que chegaram a ser elaboradas questões baseadas num dialeto usado por uma minoria atuante entre os jovens.

A despeito de tudo isto, tenho convicção de que a capacidade dos colaboradores que permaneceram no Inep suprirá a ausência dos exonerados.

Finalizo pedindo a Deus que abençoe as provas do Enem 2021 e que Ele derrame as mais doces bênçãos celestiais sobre todos!

Marco Feliciano é pastor e está em seu quarto mandato consecutivo como deputado federal pelo Estado de São Paulo. Ele também é escritor, cantor e presidente da Assembleia de Deus Ministério Catedral do Avivamento.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Leia também1 Enem: 31 servidores do Inep se demitem a poucos dias da prova
2 Coordenadores do Enem pedem demissão às vésperas da prova

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.