Leia também:
X Ataque terrorista em Israel deixa cinco mortos em Bnei Brak

Daniel Silveira está sendo vítima de um lamentável erro jurídico

Faço um apelo ao ministro do STF, Alexandre de Moraes

Marco Feliciano - 30/03/2022 18h02

Daniel Silveira Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Países democráticos fincam suas bases no tripé proposto por Montesquieu, na Teoria da Separação dos Poderes. A saber: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. Essa divisão visa evitar o poder absoluto em uma só pessoa.

Aqui no Brasil, durante toda a história da República, essa tripartição de poderes vem dando certo. Mesmo no período em que os militares governaram, foi dado ênfase ao respeito a essa forma de governar o país com poderes independentes, para cada área, mas harmônicos entre si.

A Nossa Constituição, em vigor, promulgada em 1988 em nome de Deus e do povo, aborda com nobreza a liberdade de expressão, não impondo como transgressão a livre manifestação de pensamentos. Mas, no caso de parlamentares, a Constituição vai mais além.

Há um termo, único na língua pátria, em que o plural se dá no meio da palavra “quaisquer” explícito na letra da Carta Maior: “os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos”.

E por que isso? A fim de garantir a voz do povo por intermédio de seus representantes diretos que somos nós, os legisladores, deputados e senadores, em manifestação na tribuna ou fora dela, pois o manto parlamentar permanece sobre o deputado quando se expressa, aqui ou acolá.

Por isso, deixo aqui meu incondicional apoio ao colega deputado Daniel Silveira. Por conhecer seu ilibado caráter em defesa das tradições judaico-cristãs. Também, pelo expressivo apoio popular que possui em seu lindo estado, o Rio de Janeiro, e que se estende hoje por todo o Brasil, decorrente da repercussão nacional seu caso tomou.

Sim, renomados juristas têm manifestado seus pareceres de que a prisão de um parlamentar no exercício de seu sagrado direito de parlar, ou seja, falar, é no mínimo estranho!

Analisando a letra da Constituição, mesmo em uma rasa exegese, é fácil concluir que o deputado Daniel Silveira está sendo vítima de um lamentável erro jurídico de forma e conteúdo.

Essa é a razão pela qual, humildemente, faço um apelo ao exmo. sr. ministro do STF, dr. Alexandre de Moraes, a quem muito respeito, para que reveja suas decisões. E, sendo possível, revogue a prisão do deputado Daniel Silveira, para o bem do nosso Brasil, para o bem da nossa já tão sofrida democracia.

Marco Feliciano é pastor e está em seu quarto mandato consecutivo como deputado federal pelo Estado de São Paulo. Ele também é escritor, cantor e presidente da Assembleia de Deus Ministério Catedral do Avivamento.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Leia também1 Girão quer que Moraes explique no Senado atos contra Silveira
2 Defesa de Silveira pede fim de tornozeleira e de restrições
3 Decisão de Moraes é inaceitável e inadmissível, diz Daniel Silveira
4 Após Lira cobrar, STF marca julgamento de Daniel Silveira
5 Lira cobra agilidade do STF sobre definição do caso Daniel Silveira

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.