Leia também:
X Como fica a aposentadoria da mulher em 2023?

A demonstração de caráter de Roberto Campos Neto

Ele poderia fazer ouvidos moucos aos que reclamam de sua gestão

Marco Feliciano - 15/02/2023 12h59

Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Quando um homem público demonstra caráter, em vez de contra-atacar seus algozes, levanta a bandeira da resiliência e do diálogo. Me refiro aqui a Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil, que poderia, amparado por seu mandato que irá até 2025, fazer ouvidos moucos aos que exigem que tome medidas no sentido de baixar as taxas de juros. No entanto, Campos se oferece ao diálogo, a fim de encontrar fórmulas de contemporização para todas as matizes políticas.

Presidentes de bancos centrais, no mundo todo, mantêm as taxas de juros em um patamar que impeça a inflação de corroer a economia gerando caos, com a escalada dos preços. Esse é um fato recorrente em época de crise. Por exemplo, a pandemia e a guerra na Ucrânia são fatores que influenciaram o descontrole fiscal em toda parte do mundo que são interdependentes entre si.

O fato é que as economias não sobrevivem por si só, a alta de juros e o câmbio estão atrelados a uma rede de investimentos que procuram garantias de que terão retorno previsível, como, uma maior taxa de juros estimula o grau de investimentos estrangeiros no país.

Segundo economistas, os juros altos e o aumento das taxas favorecem que o mercado interno fiscalize e evite que o povo e as empresas se endividem causando um efeito cascata de inadimplência; o que não é bom para ninguém.

Nós, parlamentares, estamos prontos a colaborar aprovando mecanismos que destravem a economia; sem, no entanto, partir para um desenfreado gasto público, nem impressão de moeda, o que apenas empurraria o problema para a frente. Portanto, neste momento, o que se pede é austeridade e união.

Finalizo pedindo a Deus que continue nos iluminando para o bem comum. E que derrame as mais escolhidas bênçãos celestiais a todos nós, seus filhos.

Marco Feliciano é pastor e está em seu quarto mandato consecutivo como deputado federal pelo Estado de São Paulo. Ele também é escritor, cantor e presidente da Assembleia de Deus Ministério Catedral do Avivamento.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Leia também1 Gleisi quer que chefe do BC vá à Câmara 'o mais rápido possível'
2 Campos Neto diz querer atuar junto com o governo federal
3 Campos Neto: Vou ao Congresso "quantas vezes precisar"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.