Leia também:
X Perguntas que me fazem (7)

Verdadeira briga no Brasileirão desse ano é contra o Z-4

Botafogo e Ceará vencem e ganham força para continuarem na série A

Marcelo Penido - 22/10/2019 08h13

Enquanto o Flamengo nada de braçada na campanha pelo título do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Santos tentam como podem perseguir o líder da competição, que tem dez pontos a mais que o segundo e 13 a mais que o terceiro colocados.

Matematicamente os dois paulistas ainda têm chances de título, afinal faltam 33 pontos para serem disputados, mas há algumas rodadas o Rubro-negro não sabe o que é ser incomodado pelos rivais.

Cenário completamente diferente do que é visto na parte de baixo da tabela.

Se hoje o Vasco – décimo primeiro com 37 pontos – mira a Libertadores da América, até pouquíssimo tempo atrás estava muito preocupado com a chance de disputar a série B em 2020.

Na prática é difícil imaginar que o time comandado por Vanderlei Luxemburgo vá apresentar uma queda de rendimento que o recoloque na briga contra a zona de rebaixamento, bem como o Atlético-MG, que vem logo abaixo com 35 pontos, mas são dois gigantes do futebol brasileiro que ainda correm certo risco de descenso.

E do Galo para baixo a briga é muito intensa.

Nessa terça-feira Botafogo e Ceará venceram CSA e Bahia, respectivamente, e deram uma respirada, mas continuam em situações complicadíssimas.

O Botafogo é o décimo terceiro com 33 pontos, seguido por Fortaleza com 31, Ceará e Fluminense com 29 pontos cada.

Na zona de rebaixamento o Cruzeiro tem 28, o CSA, 26, e Chapecoense e Avaí têm 17 pontos cada.

Os dois últimos estão virtualmente rebaixados com 99% de chance de queda, segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia.

Mas CSA, Cruzeiro, Fluminense, Ceará, Fortaleza e Botafogo, brigam por quatro vagas para disputarem a série A de 2020.

Duas dessas equipes não vão conseguir e a tendência é que essa disputa termine apenas na última rodada, quando provavelmente o campeão já terá dado a volta olímpica há algumas rodadas.

Marcelo Penido é jornalista especializado em Gestão, Marketing e Direito Esportivo com passagens pelas rádios CBN, Globo e Tupi e pela TV Band News. Filho do locutor Luiz Penido, nasceu no meio do futebol e é apaixonado pelo esporte. Nesse espaço vai falar sobre o dia a dia dos principais clubes do Brasil.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.