Leia também:
X Flamengo atinge maturidade com Jesus e assume a liderança do Brasileirão

Pela classificação e pela paz com a torcida, Palmeiras recebe o Grêmio na Libertadores

Um dia depois de completar 105 anos de fundação o Verdão encara o Tricolor gaúcho precisando de um empate para chegar às semifinais

Marcelo Penido - 27/08/2019 08h00

O Palmeiras tem ao lado do Flamengo o melhor elenco do futebol brasileiro e mostrou isso na prática ao vencer o Brasileirão duas vezes nos últimos três anos. O problema é que no mesmo período o Verdão não conseguiu conquistar nenhum título de mata-mata e sofreu algumas eliminações incômodas como no Paulista e na Copa do Brasil desse ano, e a torcida não tem lidado bem com isso.

Os protestos depois da perda da vaga para o Internacional, na Copa do Brasil, engrossaram e chegaram a tons criminosos, com ameaças de morte, e o clima ficou tão hostil que a equipe caiu de rendimento e viu a liderança no Brasileirão trocar de mãos.

Nessa segunda-feira o clube completou 105 anos de uma história riquíssima que passa pela conquista de dez campeonatos brasileiros, sendo o último conquistado em 2018, e o melhor presente que a torcida pode esperar é a vaga para as semifinais da Libertadores da América. No ano passado o Palmeiras chegou às semifinais e foi eliminado pelo Boca Juniors, e a última vez que foi à final foi em 2000, quando perdeu também para o time argentino. Vinte anos depois de vencer a Libertadores pela única vez, em 99, o Verdão sonha em reconquistar a América, mas precisa passar pelo Grêmio para continuar no páreo.

A vitória de 1 a 0 na primeira partida garantiu aos paulistas uma boa vantagem, mas não matou as chances de reação do Tricolor. Será preciso muita concentração para que o Verdão confirme a classificação na noite desta terça e dê sequência a uma semana de comemorações. O aniversário de 105 anos pode ser o ponto de virada para o time avançar na Libertadores e até mesmo encaminhar a recuperação da liderança no Brasileiro, já que enfrenta o líder Flamengo, no próximo domingo.

Marcelo Penido é jornalista especializado em Gestão, Marketing e Direito Esportivo com passagens pelas rádios CBN, Globo e Tupi e pela TV Band News. Filho do locutor Luiz Penido, nasceu no meio do futebol e é apaixonado pelo esporte. Nesse espaço vai falar sobre o dia a dia dos principais clubes do Brasil.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.