Hora da verdade! Fla e Grêmio jogam por vaga na final da Libertadores

Clássico brasileiro vai definir um dos finalistas do torneio continental

Marcelo Penido - 02/10/2019 07h48

Flamengo e Grêmio começam às 21h30 desta quarta-feira o duelo por uma vaga na final da Libertadores da América.

Depois de 35 anos o Flamengo volta à uma semifinal de Libertadores contra o mesmo adversário.

Em 1984 a competição era diferente e as semifinais eram disputadas em triangulares. Além de Flamengo e Grêmio o Universidad de Los Andes compunha um dos triangulares aonde os três jogavam entre si partidas de ida e volta.

Tanto Fla quanto Grêmio venceram a equipe chilena, mas nos duelos entre si cada um venceu uma: em Porto Alegre o Tricolor fez 5 a 1 e no Rio o Rubro-negro fez 3 a 1.

Os dois jogaram uma terceira partida, em São Paulo, houve empate de 0 a 0 e o Grêmio passou de fase por conta do saldo de gols.

Na final o time gaúcho perdeu para o Independiente, da Argentina.

O retrospecto gremista na competição é melhor, o Tricolor chegou outras três vezes na final e venceu em duas oportunidades, 1995 e 2007.

O Flamengo, no entanto, tem o melhor desempenho recente entre todos os semifinalistas. A última derrota Rubro-negra foi no dia 3 de agosto, quando perdeu por 3 a 0 para o Bahia. De lá para cá venceu nove jogos e empatou outros dois somando Brasileiro e Libertadores.

No mesmo período o Grêmio venceu seis jogos, empatou três e perdeu três; o Boca venceu seis e empatou quatro; e o River venceu seis empatou duas e perdeu outras duas partidas.

Os números não garantem nada ao Flamengo e quem for mais eficiente é que vai avançar à grande final.

Hoje serão apenas os primeiros 90 minutos de um duelo que só vai se definir no dia 23 de outubro, no Maracanã, mas que pode encaminhar a classificação para uma ou outra equipe.

Renato Gaúcho, que andou falando demais sobre Jorge Jesus, vai ter a chance de provar a sua tese.

Já o português terá a oportunidade de calar o rival.

Vamos ver quem leva a melhor.

Marcelo Penido é jornalista especializado em Gestão, Marketing e Direito Esportivo com passagens pelas rádios CBN, Globo e Tupi e pela TV Band News. Filho do locutor Luiz Penido, nasceu no meio do futebol e é apaixonado pelo esporte. Nesse espaço vai falar sobre o dia a dia dos principais clubes do Brasil.

Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo