Leia também:
X Cuidado com a alienação parental

Grêmio e Athletico-PR medem forças num dos duelos entre os treinadores mais táticos do país

Renato Gaúcho e Tiago Nunes se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30, pela Copa do Brasil

Marcelo Penido - 14/08/2019 07h58

Renato Gaúcho é o maior ídolo da história do Grêmio. Já era como jogador e como técnico só fez com que a idolatria aumentasse. É hoje o treinador a mais tempo em atividade no Brasil, incríveis 1.059 dias, e nesse período conquistou a Copa do Brasil de 2016, a Libertadores de 2017 e Recopa de 2018, além dos estaduais de 2018 e 2019. Credenciais que impressionam, mas não assustam outro grande treinador.

Tiago Nunes não tem um currículo longo como o de Renato, pelo contrário, mas se tornou peça fundamental no processo de crescimento do Athletico-PR, que culminou com a conquista do primeiro título internacional da história do Furacão, a Sul-americana de 2018. Tiago também não tem o “tempo de casa” que o treinador tricolor tem, mas é o terceiro no Brasil a mais tempo no cargo com 393 dias e além da Sula do ano passado também venceu o estadual daquele ano e Copa J.League/Conmebol, no Japão, há poucos dias.

Em comum os treinadores têm o fato de serem dois dos melhores estrategistas do futebol brasileiro e a partir das 21h30 desta quarta-feira começam um duelo tático que vale vaga na final da Copa do Brasil desse ano. Os dois também são adeptos do futebol de intensidade, embora o Grêmio já tenha chamado mais atenção pelo quesito, e depois do jogo da noite de hoje terão mais três semanas até a partida decisiva, dia 4 de setembro, na Arena da Baixada.

Para não perder o gancho de duelos de treinadores aqui vai mais um ótimo embate que está por vir: Rogério Ceni vai estrear como técnico do Cruzeiro diante do Santos, de Jorge Sampaoli. O jogo do próximo domingo vai colocar pupilo e mestre frente a frente pela primeira vez. Ceni, quando ainda estudava para ser treinador, fez um estágio com Sampaolli, no Sevillha, da Espanha, e depois de colocar em prática os conceitos da valorização da posse de bola e da verticalidade, de forma brilhante, no Fortaleza, terá a chance de iniciar sua trajetória no time mineiro da forma que mais gosta: com um futebol que enche os olhos e que busca a vitória o tempo todo.

Marcelo Penido é jornalista especializado em Gestão, Marketing e Direito Esportivo com passagens pelas rádios CBN, Globo e Tupi e pela TV Band News. Filho do locutor Luiz Penido, nasceu no meio do futebol e é apaixonado pelo esporte. Nesse espaço vai falar sobre o dia a dia dos principais clubes do Brasil.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.