Leia também:
X Ministro religioso necessita de diploma?

Decisão da Libertadores não pode ser em Santiago!

Conmebol finalmente dá indícios de que pretende mudar o local da partida

Marcelo Penido - 05/11/2019 08h30

Santiago tem sido palco de um dos maiores distúrbios sociais da América do Sul nos últimos anos. A capital chilena é o epicentro das reivindicações da população do Chile e não tem condições de receber a final da Libertadores da América, no próximo dia 23.

Embora todos os esforços da Conmebol para manter a partida no estádio Nacional de Santiago, a entidade está se vendo pressionada a adiar ou mudar o local do jogo, independente do prejuízo financeiro e logístico que possa gerar.

As lideranças e jogadores dos clubes chilenos se recusam a voltar à campo pelas competições locais e apoiam abertamente as manifestações populares, inviabilizando a realização de qualquer outro jogo, ainda mais dessa magnitude, na capital do Chile.

Os envolvidos na final do torneio se reúnem nessa terça-feira, em Luque, no Paraguai, para discutir outras oções.

O mais provável é que o jogo aconteça em Assunção, que vai sediar a final da Sul-americana, mas a reunião de hoje vai discutir vários aspectos da iminente mudança, como data, distribuição de ingressos e indenizações aos torcedores que já compraram ingressos, passagens e hospedagem para Santiago. Existe também uma pequena chance da final ser realizada em outro continente, como aconteceu em 2018.

Evidentemente uma mudança a essa altura do campeonato é muito ruim e gera transtornos e prejuízos para a Conmebol, mas nada comparado ao que esá sendo vivido pela população do Chile.

É preciso bom senso e respeito pela situação do povo chileno, que não quer e não tem condições de receber uma “festa” nesse momento.
Marcelo Penido é jornalista especializado em Gestão, Marketing e Direito Esportivo com passagens pelas rádios CBN, Globo e Tupi e pela TV Band News. Filho do locutor Luiz Penido, nasceu no meio do futebol e é apaixonado pelo esporte. Nesse espaço vai falar sobre o dia a dia dos principais clubes do Brasil.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.