Leia também:
X Teste de fidelidade

2019: O ano da redenção rubro-negra

Após anos de recuperação, Flamengo colhe os frutos com dois títulos em um final de semana

Marcelo Penido - 25/11/2019 09h15

2019: O ano da redenção Rubro-negra

Após anos de recuperação, Flamengo colhe os frutos com dois títulos em um final de semana

Posted by Pleno.News on Monday, November 25, 2019

Quando Eduardo Bandeira de Mello assumiu a presidência do Flamengo, em 2013, a missão não era conquistar títulos, mas preparar o terreno para a construção de uma nova era.

Na ocasião o Flamengo devia cerca de R$ 750 milhões e a exemplo dos demais clubes do Rio de Janeiro oscilava esportivamente, muitas vezes com campanhas para fugir da zona de rebaixamento.

Bandeira deixou claro desde o início do trabalho que o objetivo era “arrumar a casa” e assim o fez.

Foram anos de política austera, com renegociação de dívidas e times medianos.

O torcedor não tinha paciência e era comum ouvir que “pagar dívida não trazia títulos”. Ledo engano.

De lá para cá o Flamengo pagou quase R$ 400 milhões de reais de dívidas, se reorganizou administrativamente, recuperou a credibilidade no mercado e vem quebrando ano após ano seus recordes de arrecadação.

Isso permitiu que a atual gestão, comandada por Rodolfo Landim, investisse alto na contratação de uma verdadeira seleção: de Rafinha à Gabigol, o Flamengo trouxe em 2019 oito dos 11 titulares, além do técnico Jorge Jesus.

Esse ambiente proporcionou um dos capítulos mais marcantes dos 124 anos do clube, a conquista do bicampeonato da Libertadores da América e do heptacampeonato do Brasileirão.

Antes disso apenas o Santos de Pelé havia vencido a Libertadores e o principal torneio nacional, antiga Taça Brasil, no mesmo ano, mas nem o time do Rei conseguiu as duas conquistas em dois dias seguidos.

2019 ficará lembrado como um dos mais importantes da história Rubro-negro e pode terminar de forma apoteótica se o Flamengo conseguir o tão sonhado bicampeonato mundial.

Marcelo Penido é jornalista especializado em Gestão, Marketing e Direito Esportivo com passagens pelas rádios CBN, Globo e Tupi e pela TV Band News. Filho do locutor Luiz Penido, nasceu no meio do futebol e é apaixonado pelo esporte. Nesse espaço vai falar sobre o dia a dia dos principais clubes do Brasil.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.