Leia também:
X O papel do professor

O uso de agrotóxicos

Será que o alimento que compramos como orgânico é realmente orgânico?

Maine Skelton - 09/08/2017 06h55

O uso de agrotóxicos / Foto: Pixabay

O Brasil hoje detém o título de maior utilizador de agrotóxicos do mundo. Como o país tem dimensões continentais, é natural que a produção de alimentos acompanhe um índice como esse. E esse índice é bom ou ruim?

Já ouvi defesas: Afinal, os alimentos orgânicos exigem mais recursos para uma colheita que compense o investimento de plantio e venda; é impossível produzir alimentos sem recorrer aos agrotóxicos. Também ouvi argumentos contrários: O alimento orgânico pode ser produzido sem que se recorra ao agrotóxico, pois existem recursos naturais de controle de pragas; o correto seria o alimento in natura sem qualquer tipo de agrotóxico.

Em quem confiar? Será que o alimento que compramos como orgânico é realmente orgânico? Ele é muito mais caro, e a desculpa para o valor é justamente a dificuldade de produção e as exigências frente à quantidade de terreno para o plantio e ao controle das pragas.

Bem, as pragas é que são o problema!

Não era para essas pestes existirem, mas o homem conseguiu danificar mais e mais todas as coisas perfeitas que lhes foram entregues para que cuidasse.

Então, o melhor a fazer é orar sempre ao comer, como faziam o rei Davi e o apóstolo Paulo. Consagre os alimentos a quem pode efetivamente mudar a história da sua alimentação e coma tranquilo. Pois quem criou todas as coisas sabe melhor como cuidar efetivamente da nossa saúde; principalmente, em tempos de agrotóxicos e seu uso no Brasil, resíduos em excesso nos mares do mundo todo e receitas infalíveis de internet.


Maine Skelton é Professora Doutora de Endodontia e Teleodontologia na FOUSP. Mestre e Doutora em Endodontia pela FOUSP e Pós-doutora em Teleodontologia pela FMUSP.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.