Leia também:
X Futebol bonito ou de resultado?

A saúde e o que geramos de resíduos

Você já notou que as praias não têm mais conchas como tinham quando éramos pequenos?

Maine Skelton - 02/08/2017 12h00

A saúde e os resíduos que produzimos / Foto: Divulgação

Não nos damos conta do quanto nossa saúde é afetada pelos resíduos que produzimos no dia a dia. Você já comeu em algum desses fast foods, nos quais se pode jogar fora os resíduos produzidos diretamente nas lixeiras disponibilizadas? Certamente, você se sentiu confortável pelo fato de que o procedimento é rápido e não causa transtornos, facilitando a forma como se libera uma mesa numa praça de alimentação para o próximo cliente. No entanto, faltou observar a grande quantidade de resíduos produzidos ali: são diversos tipos de papelão, outros tantos de plásticos e resinados, além de isopor.

Para alguns desses materiais não existe reciclagem, ou seja, eles não têm como ser introduzidos novamente na cadeia produtiva, o que faz com que tenham que ser descartados em depósitos que vão permanecer por muitos anos sem alteração.

Precisamos nos mover como sociedade e começar imediatamente a conhecer os materiais que são utilizados em embalagens descartáveis, para que possamos consumir somente aquilo que possa ser reciclado ou reutilizado de alguma maneira.

Mas o que isso tem a ver com a nossa saúde? Bem, esta semana me deparei com uma notícia estarrecedora: Várias baleias cachalote foram encontradas mortas na Europa, e todas cheias de embalagens plásticas no estômago. No litoral de Santa Catarina foi a vez de um golfinho raríssimo. Mortos por nossa irresponsabilidade, mortos por nossa ignorância confortável, mortos por nossa falta de amor com a natureza que deveríamos cuidar (desde o tempo de Adão).

A natureza afetada coloca em risco a nossa saúde, pois nos alimentamos de animais marinhos, ricos em uma série de nutrientes importantes! Você já notou que as praias não têm mais conchas como tinham quando éramos pequenos? E qual a razão? O mar está por demais poluído, e os animais estão morrendo.

Assim também é com nossas matas, que não têm mais onde se abrir depósitos de resíduos, a fim de armazenar perenemente o que produzimos no dia a dia. Existem embalagens de leite revestidas de uma material muito bom para manter o conteúdo estéril, mas péssimo por não poder ser reciclado.

Todas as coisas estão intrinsecamente conectadas: o cuidado do Jardim do Éden já previa isso! A sabedoria do Deus Altíssimo não mudou: nós é que precisamos mudar com urgência!


Maine Skelton é Professora Doutora de Endodontia e Teleodontologia na FOUSP. Mestre e Doutora em Endodontia pela FOUSP e Pós-doutora em Teleodontologia pela FMUSP.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.