Leia também:
X O difícil caminho da paz para Israel

Deus abençoe Israel e as nações

Há um ódio irracional, incompreensível contra Israel e os judeus de modo geral. Mas eles merecem respeito, sobrevivência e têm direito à defesa

Luiz Sayão - 10/10/2023 11h02

Paz para Israel Foto: Pixabay

Estou muito seguro de que Deus ama judeus e árabes, e todas as nações. Todavia, com certeza devemos defender o direito de Israel existir e nos opor ao terrorismo jihadista. O mundo muçulmano e as demais nações devem reconhecer Israel para que haja paz. Mas, por que devemos apoiar Israel?

Os judeus massacrados no genocídio do holocausto na Europa há duas gerações não possuem lugar seguro no mundo onde podem se refugiar. A questão é de dívida moral depois dos 6 milhões de judeus assassinados (um terço do povo).

Os judeus estão, em sua maioria, dispostos a negociar com árabes para uma solução pacífica no Oriente Médio, como temos visto.

A terra de Israel possui os lugares mais importantes da fé monoteísta. Sob o Estado de Israel, esses lugares têm sido respeitados e abertos a todos, sem discriminação.

Israel é uma democracia, com liberdade para judeus, árabes muçulmanos, minorias cristãs (árabes, gregos, armênios, etc), caucasianos, drusos e africanos refugiados. Uma situação rara na região.

Israel é uma flor de cultura na região do Oriente Médio. Educação, ciência, progresso e desenvolvimento são palavras de ordem. São 12 vencedores de prêmio Nobel em 75 anos de existência.

Os valores de Israel são os meus valores: respeito, lei, diversidade, liberdade, tolerância, democracia. Eu me identifico com esses valores.

Há um abismo entre Israel e os seus vizinhos em termos de liberdades individuais, respeito à mulher e direitos humanos. Isso deve ser considerado. Nenhum autoritarismo pode ser apoiado. O terrorismo jihadista deve ser repudiado pela comunidade internacional.

Há um ódio irracional, sem sentido, incompreensível contra Israel e os judeus de modo geral. Não faz sentido. Eles são seres humanos, como os americanos, os alemães, os brasileiros, os árabes. Merecem respeito, sobrevivência e têm direito à defesa.

Luiz Sayão é hebraísta, teólogo, linguista, tradutor bíblico e pastor da Igreja Batista Nações Unidas.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Leia também1 Brasileiro desaparecido em Israel após ataque é achado morto
2 Caravanas de cristãos, em Israel, voltarão em aviões da FAB
3 Historiador explica conflito entre palestinos e Israel; assista
4 Israel mobiliza reservistas e envia aviões para buscar cidadãos
5 Entenda porque o Hamas atacou Israel

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.