Leia também:
X O povo enxergou a corrupção de valores tão caros aos cristão

Cenário inseguro? O que será do futuro?

Quem se deixar dominar pela arrogância irá comer capim como Nabucodonosor

Luiz Sayão - 19/10/2022 11h19

Nestes dias tenho recebido muitas mensagens. São pedidos para um envolvimento político específico. Nunca vi isso antes. Muitas vezes o tom do pedido chega a ser apocalíptico: “Se não defender a justiça, a verdade e os pobres será o nosso fim”, é o clamor de alguns. Eu até respeito profundamente essa consciência cidadã e entendo com a mente e com o coração tanta preocupação.

Curiosamente, estive lendo Daniel e fiquei surpreso. A derrota de Judá, a destruição do Templo e o exílio do povo de Deus eram sinais claros da derrota divina. Quem manda no mundo? O deus Marduque e Nabucodonosor. Aquilo era inaceitável. Absurdo! Mas será mesmo? A ironia de Daniel é fascinante. O rei poderoso não domina nem seus sonhos. A Babilônia estremece. Quem tem o poder? O Deus vivo, único e verdadeiro: “Então o mistério foi revelado a Daniel de noite, numa visão. Daniel louvou o Deus dos céus e disse: ‘Louvado seja o nome de Deus para todo o sempre; a sabedoria e o poder a ele pertencem. Ele muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir'” (Daniel 2:19-21).

O jovenzinho cativo de Judá tem mais poder do que o maior rei do mundo. Isso acalma meu coração e me dá muita esperança.

Lula e Bolsonaro são pessoas comuns que vieram para marcar nossa história. Oro por eles e peço a misericórdia do Rei Maior sobre suas vidas. Eles não têm poder algum de fato. Podem ou não nos ajudar a construir um país melhor. Cada um de nós deve avaliar suas ideias e propostas e votar com sabedoria, acima da paixão.

Afinal, eles, como eu e você, iremos prestar contas ao REI de fato. Quem se deixar dominar pela soberba e arrogância irá comer capim como Nabucodonosor. Daniel é demais! Tudo que parecia fora do controle estava detalhado na agenda divina. A estátua dos reinos humanos subversivos que por fim capitularão diante do Reino de Deus. Eu até valorizo e respeito a política, mas vejo seus limites.

Que Deus nos ajude a continuar convictos, amáveis e muito dependentes do Pai. Afinal, um simples Daniel e o agir silencioso de Deus têm muito mais poder do que todos os monarcas do mundo. Ele destrona reis e os estabelece. Deus nos abençoe!

Luiz Sayão é professor em seminários no Brasil e nos Estados Unidos, escritor, linguista e mestre em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela Universidade de São Paulo (USP).

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.