Leia também:
X Moças, cuidado com os canalhas travestidos de homens

Liderança humanizada nas organizações

A humanização é uma condição essencial para atingir níveis mais elevados de excelência

Luciano Vilaça - 26/06/2019 15h03

Poucos líderes conseguem focar, simultaneamente, em resultados e em relacionamentos. A nossa cultura os fez acreditar que números e pessoas, efetividade e afetividade, pertencem a mundos distintos. No século XXI, não temos escolha, é preciso conciliar ambas as dimensões, uma e outra são elementos indispensáveis para o exercício da liderança.

Em um ambiente complexo e tecnológico como o nosso, a humanização tornou-se uma condição essencial para que uma organização atinja níveis e padrões mais elevados de excelência. A humanização implica, prioritariamente, a capacidade dos novos gestores de conectarem-se e relacionarem-se com seus subordinados como sujeitos no mundo, detentores de uma história, propósitos, desejos e aspirações, não como coisas úteis a serem instrumentalizadas. Humanização demanda empatia, vínculos no trabalho; preocupação com o bem-estar e a felicidade do cooperador e com a qualidade de vida no trabalho. Em síntese, demanda o cultivo de uma nova dinâmica relacional no universo corporativo.

Em uma liderança humanizada, o poder e a autoridade do líder são utilizados como um instrumento de crescimento e promoção da autonomia dos seus liderados, e não para a manutenção de uma dependência infantil. Aqui, o que importa ao líder não é o número de pessoas que se submete a ele, mas o número de pessoas que se sentem entusiasmadas e felizes, cheias de propósitos por trabalhar ao seu lado e em algo que lhes confira sentido pessoal. Em síntese, o número de pessoas que se sentem autorrealizadas e fazem uso de todo seu potencial criativo.

Infelizmente não poderei mais continuar neste espaço por falta de tempo. Agradeço a cada um que me acompanhou ao longo dos últimos meses. Vocês podem me acompanhar pelo YouTube, Facebook ou Instagram. Em breve, teremos muitas novidades.

Luciano Vilaça é coordenador e professor dos cursos de mestrado e doutorado da Atenas College University. Formado em Liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute – Singapura e em Negotiation and Leadership pela Universidade de Harvard. Destaca-se por sua vasta experiência como psicólogo, psicanalista e atuação como coach; consultor de negócios, consultor sênior do GC5 e por sua rica formação acadêmica, incluindo graduações em Direito e Psicologia, especializações em família e negócios, dois mestrados e doutorado por renomadas instituições, como Harvard, UFRJ, FGV, PUC- RJ e Florida Christian University. Autor de vários livros, dentre eles, Dentro e Fora da Caixa.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.