Leia também:
X O ranking da FIFA

Patent Motorwagen

O Patent Motorwagen é considerado o primeiro carro moderno

Leandro Sauerbronn - 22/11/2017 10h28

Karl Friedrich Benz, engenheiro e mecânico alemão de Karlsruhe no sudoeste da Alemanha, criou o primeiro automóvel movido a motor de combustão interna.

No ano de 1878, Karl Benz desenvolveu um motor de um cilindro e dois tempos movido a gás e sistema de ignição elétrica. Cinco anos depois fundou a Benz & Co na cidade de Laudenburg. Em 1884 começou a utilizar o motor de Nicolaus Otto de 4 tempos em suas experiências, quando um tribunal suspendeu temporariamente a patente de Otto, pois assim não precisaria pagar os royalties a ele.

Em janeiro de 1886, Karl Benz obteve a patente para o primeiro veículo autopropulsado, foi um grande feito, a máquina era revolucionária, era um triciclo que fazia 15 km/h de velocidade, utilizava sapatas de freio de couro, a direção era com cremalheira e carburador. Foram ao total 3 versões desse modelo.

Karl Benz em Munique – 1925

O primeiro modelo do Patent Motorwagen usava um motor monocilíndrico de 954 cc, com 4 tempos com ignição elétrica (bobina vibratória), e produzia 2/3 de ho de potência a 250 RPM. Um trabalho realizado pela Universidade de Mannhein conseguiu elevar a potência desse mesmo motor para 0.9 hp a 400 RPM.

No segundo modelo foi utilizado um carburador de evaporação e um tanque de combustível; ele tinha o motor de 1.5 hp. Já o terceiro modelo fabricado possuía um motor de 2 hp e rodas de madeira em vez das rodas de aço antes utilizadas.

Patent Motorwagen Typ 3

Não podemos deixar de falar de Bertha Benz, sem ela não existiria o projeto de Karl Benz. Bertha, além de financiar a construção do veículo, o utilizou em uma jornada por mais de 200 km de distância com seus dois filhos.

Bertha e seus dois filhos em foto rara

Bertha pegou o Patent Motorwagen Typ 3 sem avisar, junto com os dois filhos, e foi até a casa da mãe dela. Nessa viagem, além de Bertha pilotar o veículo, ela o consertou por duas vezes. A primeira vez quando precisou parar no sapateiro para trocar as sapatas de couro do freio. E a segunda quando precisou desentupir o carburador. Isso sem contar que precisou abastecer o veículo com benzina em uma botica.

Hoje, o trecho dessa aventura é conhecido como Berta Benz Memorial Route. Foi essa aventura que ajudou a provar a confiabilidade do veículo como meio de transporte.

 

Bertha Benz foi a primeira motorista e a primeira mecânica a consertar um veículo, praticamente.

 

Abraços e pé no Porão!

Leandro Sauerbronn

 

Leandro Sauerbronn é aficionado por carros e motores; possui ferrugem e gasolina nas veias desde nascença; começou a estudar o automóvel muito cedo, ainda criança. Hoje se tornou restaurador, customizador e educador; ensina a nobre arte da mecânica em seu curso.

Nos siga nas nossas redes sociais

Encontros pelo Brasil

Mande o seu evento para divulgação – sociedadeautomotiva@gmail.com

 

 

Turmas para Dezembro – Inscrições abertas

 

São Gonçalo – RJ

 

Mineiros – GO

 

Cabo Frio – RJ

 

Petrópolis- RJ

 

Rio de Janeiro – RJ

 

São Paulo – SP

 

São Gonçalo – RJ

 

 

 

 

 

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.