Leia também:
X Opinião Yvelise de Oliveira: Conduzindo nossas vidas

Opinião Leandro Sauerbronn: Sistema de Lubrificação – parte final

O sistema de lubrificação de um carro é muito importante. Vamos aprender mais um pouco sobre isso?

Leandro Sauerbronn - 07/03/2018 10h15

Assim como o SAE, que vimos na matéria passada, o API (Instituto Americano de Petróleo) é mais um dos institutos que padronizam o óleo, classificando os lubrificantes de acordo com testes de desempenhos.

O API foi fundado, em 1919, pela indústria do petróleo dos Estados Unidos. Sua missão vai desde estabelecer padrões de equipamentos e materiais usados na produção do petróleo com especificações ou com práticas recomendadas, até regulamentar esse trabalho.

O API trabalha em conjunto com as normas internacionais de padrões ISO (International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização) e suas diretrizes são usadas largamente pela indústria em geral.

A normatização do óleo que usamos, nos nossos carros, também tem as normas do API e veremos como se dá essa classificação.

Para nossos motores movidos a gasolina/etanol/GNV utilizamos a tabela abaixo como referência:

Fonte: Autopeças Alvorada

Breve deve sair o novo padrão SN, mas o que temos de mais moderno é o SM até agora. Você se tem um carro antigo pode utilizar o SM; porém, caso tenha um carro novo, jamais use uma classificação abaixo do recomendado.

O API também é utilizado nas transmissões:

Fonte: site montebello lubrificantes
Fiquem sempre atentos à escolha do óleo a ser usado, existem outros institutos além do SAE e do API, mas esses dois são os mais usados aqui no Brasil.
Abraços e Pé no Porão!
Leandro Sauerbronn é aficionado por carros e motores; possui ferrugem e gasolina nas veias desde de nascença; começou a estudar o automóvel muito cedo, ainda criança. Hoje se tornou restaurador, customizador e educador; ensina a nobre arte da mecânica em seu curso.

Nos siga nas nossas redes sociais:

Encontros pelo Brasil
Mande o seu evento para divulgação – sociedadeautomotiva@gmail.com

Cursos Automotivos em Niterói e Teresópolis – RJ – mais informações Tel/WhatsApp 21 99062-9505 ou pelos emails – sociedadeautomotiva@gmail.com / contato@cursodemecanica.com.br.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.