Opinião Leandro Sauerbronn: Sistema de Lubrificação – parte final
O sistema de lubrificação de um carro é muito importante. Vamos aprender mais um pouco sobre isso?
Leandro Sauerbronn - 07/03/2018 10h15
Assim como o SAE, que vimos na matéria passada, o API (Instituto Americano de Petróleo) é mais um dos institutos que padronizam o óleo, classificando os lubrificantes de acordo com testes de desempenhos.
O API foi fundado, em 1919, pela indústria do petróleo dos Estados Unidos. Sua missão vai desde estabelecer padrões de equipamentos e materiais usados na produção do petróleo com especificações ou com práticas recomendadas, até regulamentar esse trabalho.
O API trabalha em conjunto com as normas internacionais de padrões ISO (International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização) e suas diretrizes são usadas largamente pela indústria em geral.
A normatização do óleo que usamos, nos nossos carros, também tem as normas do API e veremos como se dá essa classificação.
Para nossos motores movidos a gasolina/etanol/GNV utilizamos a tabela abaixo como referência:
Breve deve sair o novo padrão SN, mas o que temos de mais moderno é o SM até agora. Você se tem um carro antigo pode utilizar o SM; porém, caso tenha um carro novo, jamais use uma classificação abaixo do recomendado.
O API também é utilizado nas transmissões:
Leandro Sauerbronn é aficionado por carros e motores; possui ferrugem e gasolina nas veias desde de nascença; começou a estudar o automóvel muito cedo, ainda criança. Hoje se tornou restaurador, customizador e educador; ensina a nobre arte da mecânica em seu curso. |
Nos siga nas nossas redes sociais:
Encontros pelo Brasil
Mande o seu evento para divulgação – sociedadeautomotiva@gmail.com
Cursos Automotivos em Niterói e Teresópolis – RJ – mais informações Tel/WhatsApp 21 99062-9505 ou pelos emails – sociedadeautomotiva@gmail.com / contato@cursodemecanica.com.br.