Leia também:
X Opinião Yvelise de Oliveira: Buscadora de vida

Opinião Leandro Sauerbronn: Jeep, um herói de guerra

De acordo com o General Dwight Eisenhower, o Jeep foi uma das quatro ferramentas responsáveis pela vitória dos aliados

Leandro Sauerbronn - 21/03/2018 10h15

Em 1932, o Coronel R. G. Howie, da Sétima Cia de Carros de Combate instalada no Forte Smelling Minn, projetou o Jeep. E, em 1940, a empresa Bantam Car Company fabricou cerca de 70 jeeps. Com o esforço de guerra, o projeto foi entregue às montadoras Ford e Willys-Overland, pois eram capazes de dar conta da produção em massa do veículo.

Os primeiros veículos que foram enviados para a frente de batalha foram o Willys Quad, o Bantan BRC 40, o Willys MA e o Ford GP, antes da versão que ficou famosa, a de 1941, a Willys MB.

O Jeep é um carro com múltiplas funções: foi usado como transporte, ambulância, carro oficial, reboque, oficina móvel; foi lançado do avião com paraquedistas, foi usado pela infantaria com metralhadoras .30 e .50 na sua parte traseira; também acessórios surgiram aos milhares, desde pás para a neve até marmitas que se encaixavam dentro do motor e assim a comida do combatente era esquentada.

O Jeep era um carro e tração 4×4 para todo tipo de terreno; um carro muito leve que poderia ser desmontado em alguns minutos e transportado literalmente no ombro por alguns soldados. Sua versatilidade e robustez foram decisivas tanto em solo europeu como africano.

Um carro que foi um grande herói, se podemos classificar assim; sem ele as tropas aliadas não teriam avançado tanto na logística, fator fundamental para se vencer uma guerra.

Até hoje, os modelos da década de 40 ainda fazem bonito quando o assunto é fora de estrada. Atualmente, a marca pertence ao grupo FIAT-Chrysler.

Abraços e Pé no Porão!
Leandro Sauerbronn é aficionado por carros e motores; possui ferrugem e gasolina nas veias desde de nascença; começou a estudar o automóvel muito cedo, ainda criança. Hoje se tornou restaurador, customizador e educador; ensina a nobre arte da mecânica em seu curso.

Nos siga nas nossas redes sociais:

Encontros pelo Brasil
Mande o seu evento para divulgação – sociedadeautomotiva@gmail.com

Cursos Automotivos em Niterói e Teresópolis – RJ – mais informações Tel/WhatsApp 21 99062-9505 ou pelos emails – sociedadeautomotiva@gmail.com / contato@cursodemecanica.com.br – Sábado venha assistir nossa aula inaugural!

 

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.