CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Opinião Yvelise de Oliveira: Se não sou doce…

Opinião Leandro Sauerbronn: Baterias

Cada vez mais, seu carro depende do bem-estar delas

Leandro Sauerbronn - 28/03/2018 10h15

Atualmente, os carros dependem muito do sistema elétrico. E, falando em sistema elétrico não podemos esquecer da bateria. Ela é quem armazena a energia para a partida do motor, ela é uma bateria recarregável.

A bateria é formada por placas de chumbo e ácido sulfúrico, sendo 6 conjuntos de 2volts o que totalizam 12volts no caso dos carros; já os caminhões e máquinas pesadas utilizam baterias de 24volts. A tensão para que a bateria funcione é formada pela reação química das placas com o ácido.

Normalmente, uma bateria dura 4 anos e para chegar até essa idade é necessário se ter alguns cuidados, como:

  • Evitar seus descarregamento,
  • Fazer periodicamente revisões no sistema elétrico, principalmente no alternador que é o responsável pelo carregamento da mesma.

Outro cuidado importante é procurar por fugas de corrente. Algo que é muito comum em carros com muitos acessórios como, alarme e etc.

Caso instale componentes novos como ar-condicionado, não esqueça de pedir para o profissional dimensionar uma nova bateria e um novo alternador a fim de que seu sistema original não fique fraco para a nova demanda.

Caso sua bateria dê pane, você pode tentar dar uma carga nela. Prefira as cargas lentas, pois as cargas rápidas prejudicam o chumbo dos elementos internos da bateria.

A famosa “chupeta” emergencial tem que ser feita por quem entende, pois você corre risco de pôr fogo no seu veículo caso a faça de forma errônea; caso não saiba, não invente!

Hoje quem curte som de carro utiliza baterias em séria, sistemas alternativos de bateria. Mas muito cuidado com essas instalações.

Existem no mercado baterias de gel, essas são ótimas baterias com um preço um pouco salgado; mas se você quer qualidade e durabilidade pode comprar sem susto. Elas duram em média 10 anos. O meu sócio tem uma no carro antigo (Plymouth 39) dele, uma que já dura mais de 16 anos e vai muito bem por sinal.

Abraços e Pé no Porão!

Leandro Sauerbronn é aficionado por carros e motores; possui ferrugem e gasolina nas veias desde de nascença; começou a estudar o automóvel muito cedo, ainda criança. Hoje se tornou restaurador, customizador e educador; ensina a nobre arte da mecânica em seu curso.

Nos siga nas nossas redes sociais:

Encontros pelo Brasil
Mande o seu evento para divulgação – sociedadeautomotiva@gmail.com

Cursos Automotivos em Niterói e Teresópolis – RJ – mais informações Tel/WhatsApp 21 99062-9505 ou pelos emails – sociedadeautomotiva@gmail.com / contato@cursodemecanica.com.br.