Leia também:
X Coluna Marco Feliciano: BBB, Economia e ano eleitoral

Coluna Leandro Sauerbronn: Vai viajar no feriado de carnaval?

Revise seu carro para não ficar na mão

Leandro Sauerbronn - 31/01/2018 09h15

Caro leitor do Pleno.News, sempre é bom ter uma folga para poder viajar, mas quase ninguém dá importância para a revisão do veículo antes de pegar a estrada.

Saiba que até os carros novos devem realizar uma revisão a fim de não quebrar, pois hoje, além dos problemas que o seu veículo pode ter também existem as áreas de risco espalhadas por todo Brasil, em que seu carro, em hipótese nenhuma, pode pensar em falhar.

O primeiro passo é verificar o óleo do seu motor, nunca faça isso em um posto de gasolina, faça você mesmo em casa ou em alguma oficina de confiança, caso queira realizar isso em casa siga esses passos:

1 – Com o motor frio e em local plano, puxe a vareta de medição. Descarte a primeira medição com um pano limpo e realize novamente a medição. A vareta possui marcação de volume máximo de óleo e mínimo, ela tem que ficar sempre no máximo, caso não esteja, complete o óleo.

2 – Para completar o óleo é necessário ter do mesmo tipo de óleo usado quando você fez a última troca. Caso não tenha, ou não saiba qual óleo foi utilizado, é recomendo levar para sua oficina de confiança e realizar a troca completa do óleo incluindo o filtro de óleo (no manual do seu carro você encontra o tipo recomendado) e o filtro de ar.

Pronto! Com o óleo OK vamos fazer uma inspeção visual nos pneus. Os pneus não podem apresentar mais desgastes de um lado do que do outro. Caso algum deles apresente, seu carro precisa passar por alinhamento e balanceamento com urgência. Para você saber se necessita trocar os pneus há dois pontos principais para se verificar: o limite do TWI (Tire Wear Indicator) e a validade dos pneus. Utilize os pneus com a pressão recomendada, gravada no próprio pneu, e nunca use pneus de desenhos diferentes; prefira sempre o mesmo tipo de pneus. É importante não esquecer de verificar o estepe. Aproveite também para ver as condições do macaco e da chave de roda.

Não podemos esquecer dos freios. Nesse caso, eu recomendo levar na sua oficina; lá será verificado a condição dos discos, pastilhas, dos tambores e das sapatas, caso seu carro tenha freios a tambor. Caso a realização da manutenção dos freios esgote o óleo de freio totalmente, ponha um novo. Para isso, prefira óleos DOT 4 ou superiores indicados, para o seu veículo, no manual. E, não se esqueça de pedir para regular o freio de mão.

Outro detalhe é o sistema de arrefecimento. Verifique se não existe vazamento e também verifique como está o nível do líquido de arrefecimento. Caso tenha que trocar, procure utilizar o que o manual diz ou a mistura de etileno e água na proporção adequada, e utilize sempre água desmineralizada.

Faça um teste na bateria de carga e observe a data dela. As baterias comuns costumam durar dois anos, em média. Regule os faróis, faróis auxiliares, faça uma inspeção de todas as luzes para ver se existe alguma lâmpada queimada.

Cheque a condição das palhetas do limpador de para-brisas e do líquido de limpeza. Para o melhor funcionamento existem xampus apropriados, não utilize sabão em pó ou detergente.

Não esqueça de verificar também os cintos de segurança, ande de olho no painel e leve uma caixa de ferramentas para uma eventual emergência. Tenha cuidado com o local que irá abastecer, em função da adulteração de combustível. E, evite horários em que a estrada fique muito deserta.

Tenha em mãos os telefones das concessionárias das rodovias com pedágios e também da Polícia Rodoviária.

Boa viagem!

Abraços e Pé no Porão!

Leandro Sauerbronn é aficionado por carros e motores; possui ferrugem e gasolina nas veias desde de nascença; começou a estudar o automóvel muito cedo, ainda criança. Hoje se tornou restaurador, customizador e educador; ensina a nobre arte da mecânica em seu curso.

Nos siga nas nossas redes sociais

Encontros pelo Brasil
Mande o seu evento para divulgação – sociedadeautomotiva@gmail.com

 

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.