Atentado terrorista na Nigéria tem vinte quatro vítimas
Os grupos terroristas islâmicos estão se espalhando pela África, praticamente em todo o continente
Lawrence Maximo - 13/04/2022 17h15

Mais um atentado terrorista aconteceu na Nigéria. Cerca de 24 pessoas foram mortas por homens armados no estado de Benue, no mais recente atentado atribuído a grupos islâmicos armados, conforme informaram autoridades locais nesta quarta-feira (13).
– Supostos terroristas mataram oito pessoas em Mbadwem, na região de Guma, e outras 16 em Tiortyu, na região Tarka – disse o porta-voz das autoridades locais, Nathaniel Ikyur.
O centro do país mais povoado da África é palco de inúmeros conflitos entre grupos nômades, majoritariamente muçulmanos, e agricultores cristãos, que lutam pelo controle da água e das terras.
Com a mudança climática, os conflitos se multiplicaram e diferentes comunidades têm mobilizado grupos armados para garantir sua proteção. Alguns recorrem a atividades ilícitas.
Esses “bandidos”, como são conhecidos na região, realizam sequestros em massa nas escolas, saqueiam as aldeias e matam todos os que resistem ou aqueles cujas famílias não podem pagar os resgates.
Finalmente, os grupos terroristas islâmicos estão se espalhando pela África, praticamente em todo o continente. Os grupos controlam extensões significativas de território nas regiões do Sahel e do Lago Chade, que incluem partes de Mali, Burkina Faso, Níger, Chade e Nigéria.
Em 2018, o Centro da África Ocidental para o Combate ao Extremismo (WACCE) informou que cerca de 6.000 africanos ocidentais combatentes do Estado Islâmico (Isis), tinham regressado do Iraque e da Síria após o colapso do autoproclamado califado na região.
![]() |
Lawrence Maximo é analista político, professor universitário e escritor. Mestrando em Ciências Políticas Internacionais: Cooperação Internacional, Mestre em Missiologia, Pós-graduado em Ciência Política: Cidadania e Governação e Pós-graduado em Antropologia da Religião. Historiador e Teólogo. Escreve artigos para o jornal Gazeta do Povo e Revista Esmeril. |