CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Coluna Ricardo Guimarães: Na Graça tudo é muito mais – Parte 2

Coluna JR Vargas: Há brigas na igreja!

Se não existir essa briga é sinal de que alguém já venceu

JR Vargas - 03/01/2018 08h00

Há brigas na igreja. Você sabe e eu sei. É fato que existem brigas que duram muitos anos e eu espero que durem muito mais. Sim, acredite, eu oro para que algumas brigas se prolonguem por longos anos. Para explicitar a minha postura sobre as brigas na igreja vou exemplificar, a partir do texto de Gálatas 5:17:

“Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer”.

A carne briga com o Espírito e a recíproca é verdadeira. Não há como negar essa realidade espiritual. Se não existir essa briga é sinal de que alguém já venceu. A vitória do Espírito revela que a pessoa já cumpriu os seus dias e desfruta do ambiente glorificado na presença do Eterno. Entre o seu nascimento e morte o que há é o processo de santificação, que poderia ser entendido como uma intensa briga entre a carne e o Espírito. Por outro lado, a vitória da carne indica que houve uma falência espiritual e até mesmo pessoas queridas, que antes participaram de experiências espirituais, se habituam à carne, mergulham na prática do pecado e tem suas mentes cauterizadas.

Bom, temos aqui duas simples possibilidades:

  • Você está vivo fisicamente, mas morto espiritualmente – a carne venceu.
  • Você está vivo fisicamente e espiritualmente – está na briga.

A ausência da briga demonstra morte espiritual, isto é, não podemos parar de brigar. A igreja, portanto, é um lugar de brigas e vou enumerar algumas bem difíceis:

  1. Briga contra a tendência pecaminosa.
  2. Briga contra a falsidade.
  3. Briga contra a incoerência.
  4. Briga contra a mentira.
  5. Briga contra a fofoca.
  6. Briga contra a promiscuidade.
  7. Briga contra o orgulho.
  8. Briga contra a infidelidade.
  9. Briga contra a vaidade.
  10. Briga contra os vícios da carne.
  11. Briga contra a preguiça.
  12. Briga contra a idolatria.
  13. Briga contra a insubmissão.
  14. Briga contra as drogas.

Cada uma dessas brigas está incluída na briga contra a carne. Essa briga não pode cessar antes de estarmos plenamente na presença de Deus. Oro para que você nunca desista de brigar contra a sua carne e peço que ore igualmente por mim.

JR Vargas é pai do Lucas Campos Vargas; Pastor Plantador da Igreja Presbiteriana das Américas, na Barra da Tijuca, RJ; Radialista, Apresentador do Debate 93, da Rádio 93FM; Escritor; Graduado e Pós-graduado em Comunicação Social e Teologia.