CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X A importância da Inovação

Covardia!

Onde estão os verdadeiros artistas desse país? Manifestem-se! Ensinem o que é arte e não se calem nesse momento

JR Vargas - 02/10/2017 13h04

Covardia! / Foto: Reprodução

Rebeldes sem causa querem causar e buscam causas que nada lhe causam, mas causam a outros. Outros que, segundo eles, não têm o direito de não querer o que eles querem. Há um grito pela não censura da exposição Queermuseu — Cartografias da Diferença da Arte Brasileira. Censura? Da mesma forma que há o direito de manter a exposição, deve ser também respeitado o de não mantê-la. A liberdade de expressão está na oportunidade de manifestações respeitosas e sóbrias.

Em Porto Alegre, a exposição foi suspensa. Contudo, o Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul encaminhou ofício, ao Santander Cultural, recomendando a reabertura imediata. Penso, sinceramente, que essa exposição em nada acrescenta ao saber fazer arte no Brasil. Pelo contrário, as óbvias referências sexuais são chulas, baixas e denigrem o nosso povo, as nossas raízes e as crianças. Há um discurso de supremacia nas telas que não cabe num país miscigenado como o Brasil. Agora, o Museu de Arte do Rio (MAR) deseja receber a exposição, segundo afirmou seu curador, Gaudêncio Fidélis. Sinto-me livre para expressar aqui, e em outros meios, a minha contrariedade, e apelo aos gestores do MAR para que façam uma reflexão sobre o tema antes de tomarem essa decisão.

Em São Paulo, no Museu de Arte Moderna, na abertura do 35º Panorama da Arte Brasileira, houve uma performance do artista fluminense Wagner Schwartz que se apresentou nu no centro de um tablado. Em vídeo e fotos que circulam nas redes sociais, uma criança, uma menina de aproximadamente uns quatro anos, aparece tocando na canela e nos pés do artista, numa suposta interação com o homem, que estava deitado de barriga para cima, com a genitália à mostra.

Isso é uma covardia! A performance leva o título de La Bête, isto é, A Besta. Não pretendo fazer nenhuma associação ao uso do termo na Bíblia, todavia me parece uma loucura alguém permitir que uma criança assista a isso e ainda mais que permita ou incentive uma interação.

Isso não é arte! Isso é covardia! Onde estão os verdadeiros artistas desse país? Manifestem-se! Ensinem o que é arte e não se calem nesse momento. Enquanto no Rio e em São Paulo, além de outras cidades, a polícia vem prendendo e trabalhando para intimidar ações libidinosas, de exposição das genitálias e abuso de mulheres em transportes coletivos, grandes instituições de promoção da cultura, algumas erguidas e mantidas com dinheiro público, estão na contramão, trafegando por vias perigosas e expondo os que deveríamos proteger.

Isso não é arte! Isso é covardia!


JR Vargas é pai do Lucas Campos Vargas; Pastor Plantador da Igreja Presbiteriana das Américas, na Barra da Tijuca, RJ; Radialista, Apresentador do Debate 93, da Rádio 93FM; Escritor; Graduado e Pós-graduado em Comunicação Social e Teologia.