CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Coluna Sergio du Bocage: Girls x Kids

Coluna JR Vargas: A verdadeira alegria!

Você já parou para pensar onde e em quê a sua alegria reside?

JR Vargas - 14/02/2018 10h15

Prezado leitor do Pleno.News, onde está a sua alegria?

“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (Filipenses 4:4).

Muito além dos salões de baile e das passarelas do samba habita uma alegria verdadeira. Alegria que não se embala ao som dos tamborins. Alegria que não se esconde sob as máscaras e fantasias. Alegria que não se embriaga para aparecer. Alegria que não termina na quarta-feira.

Três conceitos fundamentais da verdadeira alegria:

1. A verdadeira alegria independe das circunstâncias da vida.
Neemias 8:10: “Porque a alegria do Senhor é a vossa força”.
2. A verdadeira alegria faz parte da vida daquele que serve ao Senhor.
Salmo 100:2: “Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico”.
3. A verdadeira alegria é resultado da descoberta da fé em Deus.
Atos 16:34: “Então, levando-os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus”. Atos 8:8: “E houve grande alegria naquela cidade”.

Dez princípios bíblicos sobre a verdadeira alegria:

1. Jó 5:17,18: “Bem-aventurado é o homem a quem Deus disciplina; não desprezes, pois, a disciplina do Todo-Poderoso. Porque ele faz a ferida e ele mesmo a ata; ele fere, e as suas mãos curam”.
2. Salmo 1:1: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”.
3. Salmo 32:1-2: “Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo”.
4. Salmo 34:8: “Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia”.
5. Salmo 40:4: “Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira”.
6. Salmo 41:1-3: “Bem-aventurado o que acode ao necessitado; o Senhor o livra no dia do mal. O Senhor o protege, preserva-lhe a vida e o faz feliz na terra; não o entrega à discrição dos seus inimigos. O Senhor o assiste no leito da enfermidade; na doença, tu lhe afofas a cama”.
7. Salmo 84:5,6: “Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva”.
8. Salmo 94:12,13: “Bem-aventurado o homem, Senhor, a quem tu repreendes, a quem ensinas a tua lei, para lhe dares descanso dos dias maus, até que se abra a cova para o ímpio”.
9. Salmo 112:1-3: “Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor e se compraz nos seus mandamentos. A sua descendência será poderosa na terra; será abençoada a geração dos justos. Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para sempre”.
10. Salmo 128:1-3: “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa”.

JR Vargas é pai do Lucas Campos Vargas; Pastor Plantador da Igreja Presbiteriana das Américas, na Barra da Tijuca, RJ; Radialista, Apresentador do Debate 93, da Rádio 93FM; Escritor; Graduado e Pós-graduado em Comunicação Social e Teologia.