Leia também:
X Opinião Ellen Sarmento: Quais são os segredos de sua família?

Opinião Josué Gonçalves: A meleca e o espelho

O que o espelho da vida reflete sobre você?

Josué Gonçalves - 14/04/2018 08h00

Prezado leitor do Pleno.News, hoje quero começar nossa conversa com uma alegoria, que pode muito bem ser verdadeira.

Certo homem e sua esposa convidaram dois casais para jantar em um restaurante muito interessante na cidade. Ele usava bigode e estava gripado. Em determinado momento, a esposa junto com as outras duas mulheres foram ao banheiro. Como você sabe, mulher não vai ao banheiro sozinha. Entre os homens, a conversa estava animada e o clima era de muita alegria. Conversa vai, conversa vem, quando de repente o nariz daquele que estava gripado coçou e não teve como segurar, ele virou-se de lado e deu uma tossida. Casualmente saiu do nariz uma meleca, que ficou grudada no seu bigode. Apesar de os dois amigos estarem incomodados com o bigode melecado do companheiro, não tiveram coragem de falar. O que aquele homem estava precisado? De um espelho. Todos viam a meleca, só ele que não.

Vinte minutos depois, as mulheres voltaram do banheiro, quando a sua esposa viu o bigode melecado do marido. Ela, com expressão facial de vergonha, disse:

– O que é isso meu amor?

Ele respondeu:

– Isso o quê?

Então ela cochichou no ouvido dele:

– Tem uma meleca no seu bigode.

Neste caso, a mulher foi o espelho.

Logo ela abriu a bolsa, e todos sabem que bolsa de mulher geralmente tem tudo. Inclusive, a mulher consegue perder o celular tocando dentro da bolsa e ainda fica dizendo para o marido: “Me ajude, me ajude…” Mas naquela noite, ela tirou um lenço de papel e limpou o bigode dele. Porém, como ele é muito extrovertido, não há nenhum constrangimento aparente, pelo contrário ele fez uma brincadeira e todos acabaram rindo dizendo:

– Quem já não saiu com uma etiqueta de uma roupa nova pendurada; com uma macha na camisa que não viu; com o zíper da calça aberto? Quem não precisa que às vezes o outro seja o seu espelho?

Talvez você esteja lendo essa ilustração e pensando: “o que isso tem a ver comigo?” Eu lhe digo: tudo!

Qual é a “meleca” no seu caráter que todos percebem, só você não? Qual é a “meleca” no seu comportamento dentro e fora do relacionamento familiar, que todos enxergam e só você não se dá conta dela?

Vou lhe fazer algumas perguntas que podem ajudá-lo a ganhar autoconsciência em áreas que você precisa melhorar, e assim, remover suas “melecas”:

  • Pontualidade – Você é uma pessoa pontual?
  • Determinação – Você termina tudo o que pega para fazer?
  • Cortesia – Você é uma pessoa que sabe tratar os outros com tato e diplomacia?
  • Verdade – Você não negocia princípios e só trabalha com a verdade?
  • Lealdade – Você protege os ausentes?
  • Honestidade – Você não suborna e nem aceita suborno?
  • Fidelidade – Você é fiel a Deus, ao cônjuge, aos filhos, aos amigos e para com você mesmo?
  • Organização – Você é uma pessoa organizada?
  • Finanças – Você é um administrador financeiro pessoal competente?
  • Relacionamento – Você tem inteligência emocional para se relacionar com as pessoas?

As suas respostas a essas perguntas, podem revelar em que área do seu caráter você está precisando remover alguma “meleca”. A Bíblia diz que diante da honra vai a humildade e só os humilde são capazes de perguntar para o seu “espelho”, o que você está vendo que eu não consigo enxergar? Onde eu preciso melhorar? As pessoas que aceitam ser confrontadas, são aquelas que nunca param de crescer e como luz do mundo vão brilhando cada dia um pouco mais.

Lembre-se, todos nós precisamos de espelhos limpos e de muita luz, só assim ganhamos autoconsciência das nossas “melecas” e permitimos que a Palavra como água nos lave, purifique e assim o caráter de Cristo vai sendo manifestado em nós.

Que Deus lhe abençoe!

Josué Gonçalves É terapeuta familiar, escritor, pastor e apresentador do programa Família Debaixo da Graça, transmitido pela RedeTV!. Trabalha com o tema Família há 27 anos.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.