Leia também:
X A decisão do STF atinge mortalmente a tradicional liberdade religiosa

O que devo fazer para que meu marido seja mais espiritual

Quais as principais características deste tipo de relação?

Josué Gonçalves - 15/06/2019 10h00

 

Quando o marido não demonstra o menor interesse por questões espirituais, não lê a Bíblia, não ora, vai muito pouco à igreja, o que mais incomoda a esposa é o fato de que ele está dando um péssimo exemplo para os filhos (1 Pe. 3:1)

Algumas esposas acreditam que é obrigação delas controlar as atitudes do marido. Quem é responsável pela espiritualidade do marido? Ele mesmo. Muitas vezes, a esposa assume esta responsabilidade. Arroga a si a tarefa de fazer com que o marido vá à igreja, leia a Bíblia e dê bom exemplo para os filhos. Não é sem razão que muitas estão cansadas. Quando a esposa age assim, o que ela quer é que o marido assuma práticas espirituais a fim de resolver e suprir as necessidades dela mesma. Como o marido não corresponde às suas expectativas, ela, erroneamente, chama para si a responsabilidade de atender às necessidades dele. Uma relação dessa natureza possui diversas características, tais como:

– Controlar- Muitas vezes, há uma intenção inconsciente de controlar o marido. Guardar rancor, uma das razões porque alguns não perdoam é que assim podem ter sempre uma posição superior ao ofensor. Este tem para com ele uma dívida perene que não consegue saldar. Existem pessoas que agem de maneira a compensar o erro cometido. Em certo sentido – isso é diabólico – o rancor torna-se uma arma muito eficaz para controlar o comportamento do ofensor.

– Reagir negativamente Quem vive num relacionamento deste tipo não sabe como é bom reagir correta e positivamente diante dos atos de outrem, e como isso nos liberta. E essa maneira positiva de reagir tem base no que é verdadeiro, benéfico e acertado.

– Humilhar-se – Sentir vergonha nos comunica uma dolorosa sensação de que não temos valor como pessoa. Muita gente utiliza do recurso de humilhar os outros para assumir uma posição de superioridade. Quando alguém nos transmite a mensagem de que somos maus ou temos alguma falha está querendo nos dizer que ele vale mais ou é mais poderoso que nós e, por isso, se acha no direito de julgar-nos. É perigoso quando queremos parecer mais espirituais aos olhos dos outros.

– Ser dirigido pelo egoSignifica colocar-se acima das outras pessoas, no comando da situação. Como o egocentrismo pode se manifestar, revelando pensamentos que definem a verdadeira motivação da pessoa!

  • Quero que meus filhos estejam sempre bem arrumados por causa do que os outros vão pensar de mim.
  • Meu cônjuge tem de ir à igreja, senão o que vão pensar de mim?
  • Preciso que você satisfaça minhas necessidades para que eu me sinta importante.
  • Se você quer fazer algo que eu não quero, dá a entender que eu não sou importante para você.
  • Dando mais atenção a outra pessoa do que a mim, você está dizendo que há alguma falha em mim.

Não há nada de errado em que a esposa deseje que o marido seja mais espiritual, porém é preciso cuidar para que ela não assuma uma responsabilidade que é dele. Talvez seja por isso que o apóstolo Pedro escreveu: “Semelhantemente vós mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra” ( 1 Pe. 3:1).

Josué Gonçalves É terapeuta familiar, escritor, pastor e apresentador do programa Família Debaixo da Graça, transmitido pela RedeTV!. Trabalha com o tema Família há 27 anos.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.