Leia também:
X Retrospectiva pessoal

Familiaridade x Respeito

A familiaridade pode ser a porta pela qual o desrespeito entra no relacionamento

Josué Gonçalves - 15/12/2018 08h10


“Também você, marido, na vida em comum com a esposa, reconheça que a mulher é o sexo mais fraco e que por isso deve ser tratada com respeito. Porque a esposa também vai receber, junto com você, o dom da vida, que é dado por Deus. Aja assim para que nada atrapalhe as orações de vocês.” (1 Pe 3.7)

A familiaridade pode ser a porta pela qual o desrespeito entra no relacionamento. Quando duas pessoas acabam de se conhecer, qual é o tom de voz que elas usam para conversar?

Cada ano, levo uma caravana de casais para Israel e Paris; às vezes, o número de casais chega a quarenta. É interessante ver como as pessoas se tratam no primeiro encontro no aeroporto. Elas estão se conhecendo para dar início a uma longa viagem. Neste primeiro momento, o tom de voz é gentil, amável, todos procuram ser diplomáticos e os homens são cavalheiros uns com os outros. Depois de três, quatro, cinco dias de viagem, alguns já se sentem tão amigos e familiares que brincam, fazem piadas com a roupa do outro, o cabelo e a “barriga saliente”, falam alto e assim por diante. Ou seja, à medida que a familiaridade cresce, encontra-se liberdade para tratar uns aos outros com menos respeito, delicadeza e cortesia.

Esse problema também ocorre na “viagem conjugal”. Gosto do pensamento que diz: “namorar é para casar, e casar é para namorar”. Quando o marido já não trata a esposa como namorada, e vice-versa, significa que a relação está prejudicada pela familiaridade. Fazendo um paralelo com o primeiro encontro da caravana de casais no aeroporto, sempre aconselho aos casais que, no processo de comunicação, mantenham-se amáveis, usando a mesma conduta e o tom de voz que usariam com uma pessoa que acabaram de conhecer.

Josué Gonçalves é terapeuta familiar, escritor, pastor e apresentador do programa Família Debaixo da Graça, transmitido pela RedeTV!. Trabalha com o tema Família há 27 anos. Seu trabalho pode ser conhecido no site Amo Família.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.