Leia também:
X Lula revela a fraude da velha imprensa companheira

Talento e Determinação. O que é mais importante?

A determinação conta mais que o talento. Pois o talento é desenvolvido pela determinação

Josué Valandro Jr. - 06/10/2022 12h47

Quando olhamos um garoto de 5 anos chutando uma bola, já vemos claramente se terá talento para o futebol. Quando vemos um desenho de uma menina de 6 anos já vemos se tem talento para desenhar. Enfim, talento nato é facilmente percebível.

Mas talento não é apenas algo nato. Pode ser desenvolvido. Uma pessoa que não sabia nada de violão pode ser um grande músico? Pode sim. Desde que aprenda a tocar, e treine um número de horas diariamente para desenvolver esse talento.

Mas um talento nato pode perder para o talento desenvolvido? É óbvio que sim. Um talento nato sem o adequado preparo, treino e condicionamento físico, emocional e espiritual, pode não dar em nada.

Pegue uma pessoa com talento nato para jogar tênis, mas que não treina, não está condicionada fisicamente, e não desenvolve suas habilidades emocionais para suportar a pressão de um esporte individual. Logo será possível ver que essa pessoa será facilmente vencida por alguém que decidiu desenvolver seu talento.

Concluo que a determinação conta mais que o talento. Pois o talento é desenvolvido pela determinação.

Você não ser o mais habilidoso, não significa que não possa ser o melhor do mundo. O jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho tinha habilidade para ser melhor do mundo muito mais vezes que foi. Creio que tinha muito mais talento que o português Cristiano Ronaldo. Mas o Cristiano não tem apenas talento nato, ele supera a maioria dos jogadores do mundo no quesito “determinação”, e se tornou uma máquina de vencer, ganhando várias bolas de ouro como melhor jogador do mundo.

Não ignore seu talento. Mas não ignore que sua determinação pode ser seu diferencial diante do talento.

Josué Valandro Jr. é pastor presidente da Igreja Batista Atitude. Mestre em Teologia pelo Southeastern Baptist Theological Seminary, na Carolina do Norte (USA). Pós-graduado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela UNILESTE-MG. Graduado pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e também em Informática pela PUC-RJ. Valandro é casado com Bianca, e pai de Lucas e Gabriel.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.