Leia também:
X O poder do perdão – parte 2

Resgate a alegria o tempo todo

Jeremias faz um alerta extraordinário no texto de Lamentações 3:21: “Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança”

Josué Valandro Jr. - 02/07/2018 08h11

É impressionante como nossa leitura das situações da vida tende a girar em torno do que não deu certo, do que ainda falta acontecer, do que nos faz sofrer, do que nos mostra a fragilidade do outro, do que nos revolta.

Parece que nossa lente de contato para a vida é marcada pela grau do pessimismo. Jeremias diz que isto é perigoso. E que ao invés de ler seu momento pela ótica negativa, é preferível lembrar do que pode trazer esperança para a situação que se vive.

Esta postura de Jeremias tem tudo a ver com as palavras do profeta Habacuque que diz: “Ainda que a figueira não floresça, a videira não dê frutos, não haja mais ovelhas…mesmo assim eu louvarei a Deus” (Hc 3:17, 18).

Se olharmos para a posição do apóstolo Paulo, teremos mais reforço a este conceito quando diz: “Em tudo dai graças” (I Ts 5:18) e “sejam sempre agradecidos” (Cl 3:15).

Os meios de comunicação do mundo apresentam coisas boas, claro, mas há uma predominância do registro da corrupção, da intolerância, da murmuração, da guerra, da violência, da crítica, da impaciência. Falta ao homem do século 21 ainda aprender a se alegrar em meio à um contexto de adversidades.

Isto não vai acontecer por acaso. Depende de uma decisão no coração e na mente.

É preciso equilibrar emoção e razão a partir de uma escolha de viver alegremente, esperançosamente e positivamente cada degrau da história da vida.

Começa dentro de você e passa à sua boca pelo que diz, aos seus sentimentos no que percebe, e aos seus atos, em como reage.

Não dá para liderar sem alegria, sem celebração, sem positividade, sem esperança, sem a capacidade de ver em cada derrota uma oportunidade de dar a volta por cima e mostrar ao mundo seu valor.

Se alegre a cada dia. Se renove a cada dia. O líder vive isso e inspira outros a viver a mesma coisa!

 

Josué Valandro Jr. É o pastor presidente da Igreja Batista Atitude da Barra da Tijuca, no Rio. Se graduou em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e informática pela PUC-RJ. Pós-Graduado em gestão estratégica de recursos humanos pela UNILESTE-MG, e mestrando em teologia pelo Southeastern Baptist Theological Seminary, na Carolina do Norte (USA). Casado com Bianca, Valandro é pai do Lucas e do Gabriel.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.