Leia também:
X Opinião Vinicius Cordeiro e Bruna Franco: A importância do adestramento de animais

Opinião Josué Valandro Jr.: Dicas de sabedoria para o sucesso – parte 3

A vida de muitas pessoas é pautada em sucesso financeiro. Este é o seu caso? Então, é hora de rever seus conceitos

Josué Valandro Jr. - 13/04/2018 09h17

Prezado leitor do Pleno.News, é com muita alegria que prossigo com as dicas de sabedoria para o sucesso. Espero que você esteja aproveitando e crescendo, pois este é o nosso objetivo.

5° PRINCÍPIO: Esteja atento sobre as vantagens e desvantagens da riqueza.
A vida de muitas pessoas é pautada em seu sucesso financeiro. Por mais que se diga que dinheiro não traz felicidade, a maioria das pessoas vive de forma a demonstrar que o que não ficar legal na vida depois de se conquistar o dinheiro, o mesmo dinheiro ajuda a consertar.

Essa é uma falácia de repercussões devastadoras. O dinheiro traz bônus e ônus, traz oportunidades de vitória e de derrota, promove amizades ou destrói amizades e até famílias. Dinheiro pode revelar algo ruim que estava adormecido dentro da pessoa, mas que foi acordado pela prosperidade. É preciso mais sabedoria para lidar com o dinheiro em excesso que para lidar com sua escassez. Pois, normalmente diante da escassez, conseguimos priorizar melhor onde depositar nosso dinheiro e esforço.

“Alonga de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza: dá-me só o pão que me é necessário; para que eu de farto não te negue, e diga: Quem é o Senhor? ou, empobrecendo, não venha a furtar, e profane o nome de Deus” (Provérbios 30:8,9).

A) A RIQUEZA PODE TE DAR OPORTUNIDADES E BENEFÍCIOS:

“As riquezas granjeiam muitos amigos; mas do pobre o seu próprio amigo se separa” (Provérbios 19:4).

Que tipo de amigo é este que chega com o dinheiro? Qual a sinceridade desta amizade? Por vezes é difícil definir!

B) A RIQUEZA PODE TE DAR FALSAS ESPERANÇAS:

“Aquele que confia nas suas riquezas, cairá; mas os justos reverdecerão como a folhagem”(Provérbios 11:28).

“Os bens do rico são a sua cidade forte, e como um muro alto na sua imaginação”(Provérbios 18:11).

Muita gente ainda está achando que com dinheiro se arruma o médico certo, o negócio certo, a alegria familiar retorna, a satisfação pessoal se instala, e se der algo errado, se compra a solução. Isto é quase a mesma coisa que acreditar em Papai Noel.

C) A RIQUEZA PODE SER TEMPORÁRIA E LIGEIRA:

“Não te fatigues para seres rico; dá de mão à tua própria sabedoria: Fitando tu os olhos nas riquezas, elas se vão; pois fazem para si asas, como a águia, voam para o céu” (Provérbios 23:4-5).

A riqueza traz consigo o risco da decepção. Quando dinheiro chega rápido, a sensação de muitos é que o tempo das vacas gordas chegou pra ficar, e esquecem que no sonho de faraó no Egito, também chegariam as vacas magras. É mais comum que se imagina enriquecer e empobrecer em períodos não tão longos. A riqueza traz oportunidades maiores que também podem ativar quedas maiores.

Sábio é saber lidar com a riqueza sabendo que o dia de amanhã só Deus sabe. Melhor quem não sabe, se prevenir!

D) A RIQUEZA PODE LEVAR AO EGOISMO E ARROGÂNCIA:

“O pobre fala com rogos; mas o rico responde com durezas” (Provérbios 18:23).

“O que para aumentar o seu lucro oprime o pobre, e dá ao rico, certamente chegará à penúria” (Provérbios 22:16).

Não se pode afirmar que pobres são humildes e ricos são arrogantes. Mas numa sociedade consumista, quem tem dinheiro, é chamado de doutor no posto de gasolina, recebe sorrisos dos funcionários do prédio, é paparicado por bajuladores interesseiros, ouve que a roupa é bonita, tem a porta do carro aberta na entrada do restaurante. Enfim… essa soma de tratamentos irreais é uma tentação à arrogância. A humildade com dinheiro, leva à discrição, ao bom senso, e freia a ostentação, bem como, a irrealidade de que a riqueza faz alguém melhor por si mesma.

Que Deus o abençoe!

Josué Valandro Jr. É o pastor presidente da Igreja Batista Atitude da Barra da Tijuca, no Rio. Se graduou em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e informática pela PUC-RJ. Pós-Graduado em gestão estratégica de recursos humanos pela UNILESTE-MG, e mestrando em teologia pelo Southeastern Baptist Theological Seminary, na Carolina do Norte (USA). Casado com Bianca, Valandro é pai do Lucas e do Gabriel.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.