Opinião Josué Valandro Jr.: Dicas de sabedoria para o sucesso – parte 1

Se existe algo que o homem busca, a todo tempo, é o caminho para o sucesso

Josué Valandro Jr. - 16/03/2018 10h15

Prezado leitor do Pleno.News, quero hoje e nas próximas semanas falar sobre como ser bem-sucedido em nossos empreendimentos. Porque, se existe algo que o homem busca é o caminho para o sucesso. As livrarias estão cheias de livros best-sellers, artigos pela rede mundial de computadores não faltam, coaches e especialistas apresentam programas e treinamentos a todos os preços para o assunto. Mas o que o livro mais sábio do mundo diz sobre isso? O que aquele que sabe tudo sobre o que realmente produz sucesso no homem afirma?

O livro de Provérbios apresenta detalhes do que o homem precisa fazer para vencer e se realizar, pois nem sempre uma vitória traz consigo a realização interior. É preciso vencer e se realizar. Isto é o sucesso.

Vejamos alguns princípios de sabedoria para o sucesso:

1º PRINCÍPIO: Não permita que sua autoconfiança supere sua dependência de Deus.
Você tem que acreditar que pode chegar a algum lugar, mas não pode achar que chegaria sem Deus.

“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento” (Provérbios 3:5).

“Entrega ao Senhor as tuas obras, e teus desígnios serão estabelecidos” (Provérbios 16:3).

2º PRINCÍPIO: Desenvolva prazer pelo trabalho. Trabalhar com vontade é chave de sucesso.
Muita gente vê prazer no que o resultado de seu trabalho pode produzir: dinheiro, coisas, viagens, sustento familiar etc. Mas o sucesso está no encalço de quem faz de seu trabalho algo prazeroso. Afinal, você trabalhará cinco, seis dias da semana para se alegrar apenas em um? Ou trabalhará onze meses para se alegrar apenas nas férias? Ou trabalhará o dia todo para só se alegrar no dia de uma aquisição? Não é sábio viver assim. Se trabalha sem prazer, avalie o motivo e repense se está onde deveria estar.

“O que trabalha com mão remissa empobrece; mas a mão do diligente enriquece” (Provérbios 10:4).

“A riqueza adquirida às pressas diminuíra; mas quem a ajunta pouco a pouco terá aumento” (Provérbios 13:11).

“O que cuida da figueira comerá do fruto dela; e o que vela pelo seu senhor será honrado (Provérbios 27:18).

“O que lavra a sua terra se fartará de pão; mas o que segue os ociosos é falto de entendimento” (Provérbios 12:11).

“O desejo do preguiçoso o mata; porque as suas mãos recusam-se a trabalhar. Todo o dia o ímpio cobiça; mas o justo dá, e não retém” (Provérbios 21:25,26).

3º PRINCÍPIO: Não abra mão da honestidade em qualquer negócio feito.
É incrível como o “jeitinho” entrou na cultura brasileira. Há pouco investimento em educação, e há muita mídia da falta de educação de políticos, agentes públicos, empresários, entre outros. Soma-se a isso que os valores cristãos são massacrados por uma imprensa adepta do hedonismo, da imoralidade sexual, da liberação das drogas e do materialismo, disfarçados de pensamento progressista e de respeito à individualidade. Com essa farsa, vem junto a desonestidade como instrumento possível para o sucesso.

Nunca um sucesso à custa da desonestidade se sustentará. Ganha-se notoriedade e se perde a família, ganha-se dinheiro e se perde a liberdade, ganha-se amizades mas elas se vão mais fácil que um vapor, ganha-se poder e o usamos para nos enfraquecer como ser.

“A balança enganosa é abominação para o Senhor; mas o peso justo é o seu prazer” (Provérbios 11:1).

“O que se dá à cobiça perturba a sua própria casa; mas o que aborrece a peita viverá” (Provérbios. 15:27).

“O que faz um homem desejável é a sua benignidade; e o pobre é melhor do que o mentiroso” (Provérbios 19:22).

“Ajuntar tesouros com língua falsa é uma vaidade fugitiva; aqueles que os buscam, buscam a morte” (Provérbios 21:6).

“Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; e o favor é melhor do que a prata e o ouro” (Provérbios 22:1).

Que Deus lhe abençoe em sua jornada!

Josué Valandro Jr. É o pastor presidente da Igreja Batista Atitude da Barra da Tijuca, no Rio. Se graduou em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e informática pela PUC-RJ. Pós-Graduado em gestão estratégica de recursos humanos pela UNILESTE-MG, e mestrando em teologia pelo Southeastern Baptist Theological Seminary, na Carolina do Norte (USA). Casado com Bianca, Valandro é pai do Lucas e do Gabriel.

Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo