Leia também:
X Um novo tempo para a contabilidade eclesiástica

O preço do sucesso

Depois daquela vitória maravilhosa de um jovem que virou celebridade da noite para o dia, a vida de Davi encontrou muitos dissabores por conta do sucesso

Josué Valandro Jr. - 22/04/2019 16h37


Todos nós queremos o sucesso. Dizer que não busca o sucesso é das duas uma: mentira ou atestado de morte emocional. Uma pessoa saudável emocionalmente quer avançar, vencer, construir, enfim, encontrar a felicidade.

O problema é que as pessoas acreditam que o sucesso só traz coisas boas. Quando admiramos alguém de sucesso, a sensação que se tem é que tudo funciona perfeitamente na vida desta pessoa. E que a felicidade mudou de endereço para morar na casa desta pessoa. Que falácia! Que inverdade!

Winston Churchill disse: “Os problemas da vitória são mais agradáveis do que aqueles da derrota, mas não são menos difíceis”. O que o iminente governante estava afirmando? É que o sucesso traz ônus e bônus.

Será que você está preparado para o sucesso? Ou será que você está enganado sobre o alcance real do sucesso sobre sua vida? É bem provável que pessoas estejam perseguindo metas e propósitos visando o sucesso, porém frustradas por não o haverem alcançado ainda. No entanto, elas ainda não se deram conta de que, talvez, não estejam realmente preparadas para o sucesso.

A vida de Davi nos mostra claramente que, após vencer o gigante Golias (I Samuel 17 – Bíblia Sagrada), tudo parecia que ia decolar em sua vida. Ele fica famoso. Ele recebe promessa de casamento com uma princesa. Ele ganha um belíssimo emprego e a isenção de impostos por toda a vida. E ele ainda era um servo do Senhor, já ungido para ser o futuro rei de Israel. Como pode dar errado a vida de uma pessoa assim? Parece que não tem como, não é mesmo?

No entanto, depois daquela vitória maravilhosa de um jovem de menos de 20 anos que virou celebridade da noite para o dia, antes dos tempos das redes sociais, a vida de Davi encontrou muitos dissabores por conta do sucesso. Não faltaram comparações sobre ele e outras pessoas. Não faltaram pessoas com inveja dele. Não faltou gente querendo sua morte. Não faltaram oportunidades para pecados diante de sua fama. Não faltaram mentiras sobre sua vida. Não faltaram julgamentos sobre suas intenções e seu caráter, ainda que sem qualquer sustentação para tais julgamentos.

Enfim, em meio ao bônus do sucesso, que envolve presentes, carinho, amor, oportunidades para mais sucesso, apoio de pessoas e satisfação pessoal, vem junto uma carga de ônus que pode acabar com a felicidade da pessoa. O pior de tudo é que o sucesso pode roubar seu tempo das coisas mais importantes da vida. Reuniões, encontros, viagens, etc., podem encher a agenda e fazer com que sua vida se esvazie de tempo para Deus, para sua família e para você.

Busque o sucesso, mas prepare-se para lidar de forma sábia com o seu preço!

Josué Valandro Jr. é o pastor presidente da Igreja Batista Atitude da Barra, no Rio. Mestre em Teologia pelo Southeastern Baptist Theological Seminary, na Carolina do Norte (USA), se graduou pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e também em Informática pela PUC-RJ. Possui pós-graduação em gestão estratégica de recursos humanos pela UNILESTE-MG. Casado com Bianca, Valandro é pai do Lucas e do Gabriel. Acompanhe no Instagram, Facebook, Twitter e Youtube.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.