Dicas de sabedoria para o sucesso – parte 5

Todas as pessoas do mundo passam por oportunidades. Então: Quais as oportunidades que estão ao seu redor?

Josué Valandro Jr. - 01/06/2018 09h34

Querido amigo, leitor do Pleno.News, quero continuar com você a explorar as dicas de sabedoria para você obter sucesso.

8º PRINCÍPIO: Seja ativo quanto às oportunidades que surjam.
Não espere ou deixe para depois: Você já viu alguém que teve uma ideia simples e que ao implanta-la conseguiu um grande resultado? Não é incomum pensarmos: “Por que eu não pensei nisso antes?”.

Qual a diferença entre o sucesso e o insucesso? São muitas, mas uma se destaca. É a inoperância. Algumas pessoas simplesmente não têm disposição para transformar ideias e sonhos, em realizações. Alguns até têm iniciativa, mas ao primeiro problema, diante dos primeiros obstáculos, recuam e desistem.

Se pensarmos nos fundadores das maiores empresas de tecnologia do mundo como Microsoft, Facebook, Google, veremos que não foi o dinheiro que determinou o sucesso desses bilionários. Foi a
motivação em transformar insights em produto, em serviço, em algo concreto que atendesse a uma necessidade social.

Todas as pessoas do mundo passam por oportunidades. Até o mais miserável homem, do país mais pobre, pode ter uma ideia que mude sua sorte e a sorte de sua comunidade. São muitos os exemplos de transformações sociais promovidas pela ativação de uma ideia através de uma pessoa, empresa ou governo.

Então: Quais as oportunidades que estão ao seu redor? Toda dificuldade traz uma oportunidade. Toda escassez traz uma oportunidade de abundância. Toda perda traz uma lição e uma oportunidade de ganho.

Em vez de se lamentar, porque você não pensa no que tem de oportunidade criativa diante de si? Por que não procura pessoas sábias e compartilha suas ideias para ver se parecem boas aos olhos deles? Por que não começa a pesquisar ideias de outros, nos eventos de empreendedores, nas páginas da internet, ou em centros de apoio ao pequeno empreendedor? Por que não procura analisar que necessidades existem ao seu redor e o que você poderia tentar suprir por meio de um negócio?

Enfim, se você esperar muito, alguém fará o que você poderia ter feito, e vai lucrar o que você poderia ter lucrado, vai conquistar o que você poderia ter conquistado. É claro que toda tentativa traz risco, mas viver também envolve riscos. Por isso, vá em frente. Arrisque!!!

“O que ajunta no verão é filho prudente; mas o que dorme na sega é filho que envergonha” (Provérbios 10:5).

“Em todo trabalho há proveito; meras palavras, porém, só encaminham para a penúria” (Provérbios 14:23).

“O preguiçoso esconde a sua mão no prato, e nem ao menos quer levá-la de novo à boca” (Provérbios 19:24).

Que Deus o abençoe!

Josué Valandro Jr. É o pastor presidente da Igreja Batista Atitude da Barra da Tijuca, no Rio. Se graduou em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e informática pela PUC-RJ. Pós-Graduado em gestão estratégica de recursos humanos pela UNILESTE-MG, e mestrando em teologia pelo Southeastern Baptist Theological Seminary, na Carolina do Norte (USA). Casado com Bianca, Valandro é pai do Lucas e do Gabriel.

Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo